O elenco responsável pelo espetáculo coreográfico do Boi Garantido entra na fase de intensificação dos ensaios de movimentos corporais e quadros cênicos visando às três noites do 56º Festival Folclórico de Parintins, sejam para os momentos folclóricos ou tribais indígenas. O grupo de dançarinos e dançarinas da Companhia de Dança Garantido Show (GShow) realiza os preparativos durante toda a semana, sendo segunda, quarta e sexta-feira no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido) e terça, quinta-feira e sábado na arena do Bumbódromo, sempre a partir das 18h.
De acordo com um dos coordenadores de coreografia do bumbá, Élio Siqueira, o bloco coreográfico e de elemento humano de dança dentro das apresentações do Garantido chega a totalizar 50% da ocupação no cenário do espetáculo no Bumbódromo, sendo o restante composto pelo bloco alegórico.
“Desde o início do processo de criação até agora, podemos afirmar que oitenta por cento da composição coreográfica, já com definição de estrutura de tempo, espaço e de contingente de dançarinos e dançarinos está pronto. Na intensificação estamos tendo um resultado positivo e com certeza a gente vai para a arena confiante na vitória”, afirmou Siqueira.
O coordenador Élio Siqueira destaca que todo o trabalho de preparação dos elementos coreográficos do Garantido para o festival cumpre a proposta da Comissão de Artes. Para isso, informa ele, os integrantes recebem uma preparação prévia sobre o contexto de cada composição alegórica, de cada toada a ser executada para uma sincronia perfeita em um espetáculo de expressão corporal, arte cênica, dança, além de indumentárias específicas para dar os efeitos visuais desejado.
“Tudo deve está em sintonia perfeita para uma atuação com maestria na dinâmica e na criatividade dos movimentos. Os dançarinos e dançarinas, em todos os quadros, são fundamentais para a vitória do nosso Garantido”, frisou Élio.
Outro profissional que atua na preparação das coreografias de arena é o veterano Pedro Evangelista. Ele afirma a qualidade e o empenho de cada integrante do GShow para mais um festival pelo Garantido.
“A gente tem toda a fundamentação repassada pela Comissão de Artes, de acordo com o projeto de arena na área de dança e coreografia em cada ato, em cada alegoria e o que vai acontecer no espetáculo, e a coreografia sempre está acompanhando o contexto de cada ato.
Ainda fazem parte do quadro de coreógrafos Adriano Paketá (pajé), Carla Santos, Danilo Bentes, Rodrigo Cabral e Salomão Amaral.
Ensaio fechado
Evangelista, assim como Élio, não entra em detalhes sobre o conteúdo a ser levado para a disputa na arena este ano. Ele explica que um dos fatores estratégicos é o sigilo do que será exibido para os jurados e para o público nas noites de disputa.
“A gente sempre tem um local fechado para os ensaios para manter o segredo e manter a surpresa para as três noites no Bumbódromo e assim extasiar o público e os jurados”, diz Pedro Evangelista.
Pedro informa que são 60 dançarinos e dançarinas do GShow e 120 dançarinos e dançarinas do tribal, divididos dentro do espetáculo do Garantido. Participam também grupos de dança de outros municípios que se unem para realizar um grande espetáculo.
“Só não podemos dizer em que pontos estratégicos da arena eles vão atuar na noite de apresentação. Uma coisa eu garanto: vão ter muitas surpresas”, pontuou.
Item 20 – Coreografia
Pelo regulamento do Festival Folclórico de Parintins, os dançarinos e dançarinas são responsáveis por conquistar as notas máximas no item 20, Coreografia.
Fotos: Marcondes Maciel