quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEGarantido cumpre tradição, faz matança do boi e mantém a felicidade de...

Garantido cumpre tradição, faz matança do boi e mantém a felicidade de velhos torcedores com a simplicidade popular da brincadeira de rua

18A noite de 17 de julho, ao longo dos anos, foi marcada pela encenação teatral do auto do boi e a tradicional matança do Boi Garantido. Este ano não foi diferente, sempre no curral tradicional, no reduto encarnado. O ritual, herança do fundador do bumbá, mestre Lindolfo Monteverde, marca também o encerramento das atividades do vermelho e branco na Baixa do São José.

Na encenação da matança, os brincantes saíram pelas ruas dos bairros São José Operário e São Benedito, comemorando o fim da temporada bovina. Pelas ruas Lindolfo Monteverde, São Benedito, Nações Unidas e Rui Araújo, os torcedores do bumbá acompanharam os batuqueiros e vaqueiros cantando toadas antigas e brincando com o boi de pano, que saía em disparada tentando fugir do laço dos vaqueiros.
Em vários momentos, a multidão parou para ver a evolução do boi que rodopiava e reproduzia os movimentos de um boi real. Como manda a tradição, o boi de veludo branco visitou a casa das famílias mais tradicionais, levando o carinho para os torcedores apaixonados. E assim, seguiu o cortejo até chegarem ao ato final. O auto do boi foi encenado, o Garantido morreu e pela tradição só deve reaparecer no próximo ano.

“Todos os anos a emoção se repete, seja nas saídas dos dias 12, dia 24 ou na Alvorada. Ai a gente fica ainda mais emocionada neste dia porque é a despedida do nosso Garantido”, declarou Raimunda Simas, de 83 anos, moradora da rua Lindolfo Monteverde, uma das torcedoras mais antigas.

Outra torcedora que também recebeu a visita e o carinho do boi de pano foi dona Maria Dilce Freitas, de 82 anos. ¨Essa é a retribuição pelo seu amor, sua devoção e tradição ao Garantido” disse para dona Dilce, o tripa, Arnaldo Barbosa (Buba), que no momento evoluía com o boi.

Auto do boi
A festa e a cerimônia do auto do boi é uma realização da Associação Cultural Lindolfo Monteverde, com o apoio da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido e de colaboradores.

De acordo com a filha do criador do Garantido, o versador Lindolfo Monteverde, dona Maria do Carmo Monteverde, aos seus 85 anos, o boi tem os chifres enfeitados por palhas, uma vez que no começo da encenação do auto do boi, na época de seu pai, o Garantido tinha os chifres queimados e as palhas já estavam presas para facilitar a queimada.

A matriarca dos Monteverde conta ainda que se tronou tradição o boi ressurgir sempre no dia 2 de janeiro, dia do aniversário de Lindolfo e data instituida como “Dia da Tradição”. Nesta data o Garantido chega no curral tradicional da Baixa de São José com rosas vermelhas presas aos chifres para simbolizar a vida, que ressurge com o bumbá.

¨Esse evento representa uma das maiores tradições de Parintins, porque faz mais de cem anos que aconteceu esse primeiro ato, e o povo daquela época, chagava a chorar com a despedida pela morte do Garantido, que meu pai fazia. Essa tradição nasceu aqui e permaneceu até hoje e estamos felizes porque essa cultura foi a nossa grande riqueza¨, afirmou dona Maria Monteverde. Ao lado do levantador de todas David Assayag, dona Maria cantou e tirou versos.

Para o presidente do Boi Garantido, Adson Silveira, a tradição se mantém, com o apoio e colaboração de todos. ¨É a parceria do Boi Garantido com a família Monteverde, é um evento tradicional e estamos sempre aqui para contribuir. Foi uma bonita festa com a participação dos torcedores¨, assegurou Silveira.

Tradição e churrascada
Segundo relatos dos Monteverde, o auto do boi tem registros do século passado e desde 1920 foi iniciado por Lindolfo Monteverde. Nesta terça-feira, 18, o Garantido ainda reúne brincantes para um churrasco finalizando os eventos. O local é a residência de dona Maria do Carmo, na Baixa de São Jose. Lá é servido o churrasco e também uma caldeirada, com a “carne do Garantido”.

Fotos: Daniel Brandão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img