quarta-feira, junho 26, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURACINEMA“Flores Secas”, de Arnaldo Barreto, com renomados amazonenses

“Flores Secas”, de Arnaldo Barreto, com renomados amazonenses

Isabela Catão, Adriano Rodrigues, Vanessa Pimentel e Rosa Malagueta foram os escolhidos para compor a nova produção cultural

Após uma cuidadosa avaliação feita pelo renomado diretor Arnaldo Barreto, as estrelas do curta-metragem “Flores Secas” foram definidas. Entre elas, os artistas Adriano Rodrigues, Vanessa Pimentel, Isabela Catão e Rosa Malagueta, que irão interpretar os personagens Sebastião, Dasdor, Marepe’Í e Francisca, respectivamente, na trama.

Para dar início aos trabalhos em “Flores Secas”, foram organizadas reuniões com o elenco para estudo do roteiro, a composição de cada personagem, o perfil, bem como a relação estabelecida entre eles durante as cenas, de modo que o objetivo de cada ato fosse compreendido e vivenciado na prática.

De acordo com o diretor, Arnaldo Barreto, em “Flores Secas”, os atores construíram juntos a personalidade e a relação de seus personagens. “A matéria-prima deste trabalho é a sensibilidade individual e coletiva, que é equilibrada para que a mesma coragem criativa permita a transformação do ator em cocriador. Dessa forma, ele pode de fato, viver as emoções e memórias dos personagens, e não apenas interpretá-las”, explicou.

Com 38 anos de carreira, a artista Vanessa Pimentel contou sobre a felicidade de ser convidada para vivenciar o papel da protagonista, Dasdor, e o prazer em poder trabalhar com o diretor, Arnaldo Barreto, cujo trabalho é alvo de admiração pela atriz.

“Tenho plena confiança e admiração pelos trabalhos do Arnaldo e o que eles representam para nossa cultura local. Ao receber o convite e o roteiro, fiquei muito empolgada e fascinada com todo o enredo. A possibilidade de atuar em uma obra de época, dramática e por meio de uma personagem tão interessante foi um presente para mim”, disse.

De acordo com Vanessa, interpretar a nuance de sentimentos e emoções da personagem foi um grande desafio. “Dasdor, sem dúvida, carrega o estigma do significado do próprio nome, porque se trata de uma mulher amargurada da década de 50, que traz todo peso, sofrimento e frustração de não poder gerar filhos e dar frutos à sua união com Sebastião. É um personagem bem rico, potente, desafiador e que me fez amar ainda mais as artes cinematográficas”, afirmou.

Aos 42 anos e com quase três décadas de carreira na atuação, o amazonense Adriano Rodrigues será o intérprete de Sebastião, em “Flores Secas”. Para ele, vivenciar o personagem foi enriquecedor.

“Fui transportado para uma outra época, com seus costumes e valores e isso é incrível. No filme, Sebastião tem uma passividade que não é uma de minhas características, então creio que essa foi a parte mais desafiadora do personagem, a de representar um homem não submisso, porém passivo diante do amor de uma mulher”, explicou o ator.

Ao receber o convite para viver o personagem, Adriano lembrou da alegria sentida pela oportunidade de atuar em um filme de forma central. “Tivemos dois meses de preparação intensa. Nesse período estudei e me dediquei a dar vida e criar a alma do Sebastião. Acredito que o resultado será incrível e minhas expectativas são as melhores possíveis”, destacou.

Conexão – Após uma década dedicada às artes cênicas, a atriz Isabela Catão afirmou vivenciar a personagem mais desafiadora de sua carreira. Em “Flores Secas”, ela dá vida à indígena Marepe’Í, da etnia Sateré-mawé, que sai de sua aldeia, junto com seu filho, para fugir da epidemia de febre amarela que assolava a região na década de 50 e vai morar na casa de estranhos.

“Ao estudar minha personagem, tive a ajuda da Dilze, da etnia Saterê-mawé, que foi fundamental para a composição da minha personagem. Entender a fonética, o tempo e o ritmo da linguagem e tecnificar isso no corpo, na voz e na emoção, foi uma das preparações mais difíceis que já fiz em minha carreira e acredito que essa experiência elevou a atuação para esse trabalho”, destacou a atriz.

Para Isabela, vivenciar a personagem Marepe’Í foi uma homenagem à força e ao instinto de sobrevivência dos povos Sateré-mawé. “Sempre quis ter contato com os povos indígenas através do meu ofício e estar com o Arnaldo neste filme foi um privilégio. Tudo foi feito com muito respeito aos povos, à sua língua e a expectativa é que a história chegue nas pessoas da forma como foi pensada pelo diretor”, ressaltou.

Identificação com o personagem – Outra personagem de “Flores Secas” é a experiente atriz, Rosa Malagueta, que dá vida à governanta Francisca, mulher enigmática, mística e de confiança da família de Sebastião e Dasdor.

Com 40 anos de carreira artística, Rosa afirma que a preparação para atuar tem início com a identificação com o personagem. “A partir do momento em que me identifico com um personagem, já começo a pesquisar e vou criando a sua identidade. Em “Flores Secas” não foi diferente e fiquei bastante satisfeita com todo o trabalho realizado”, destacou a atriz, que aproveitou para agradecer pela oportunidade.

“Arnaldo (Barreto) é um grande escritor, tem ideias fantásticas e uma produção impecável. Já trabalhamos juntos várias vezes e é uma honra podermos estar lado a lado novamente, dessa vez em uma produção que ele assina”, concluiu.

O projeto – Contemplado na Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Manaus Identidade Cultural Audiovisual, na categoria curta-metragem de ficção, “Flores Secas” conta com o apoio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Secretaria Municipal de Cultura (Manauscult), Prefeitura de Manaus, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Fotos: Giovanna Begot

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img