No ultimo dia 19 de janeiro, quarta feira, foi realizada no Distrito do Caiambé as grandes finais da Copa de Futebol de 2022, nos naipes masculino e femininno, com a participação maciça dos coimunitários . A competição é uma iniciativa local, mas que ganhou o apoio do prefeito Nicson Marreira, do vice prefeito Preto Veloso e do empresário Papi Veloso, pai do vice prefeito.
Independente de quem venceu os jogos finais, é importante ressaltar essa apoio do executivo municipal às iniciativas esportivas. Há muitos anos, talvez décadas, o municipio de Tefé, uma das maiores e mais importantes cidades do interior do Amazonas, não tem uma administração que invista “de verdade” no Esporte e Desporto.
A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações. … É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.
Cabe À administração municipal o fomento às práticas esportivas, como parte de um planejamento de desenvolvimento humano e social de uma sociedade. Caiambé, Jutica, Bomfin, São João do Catuá, Santo Eduardo… Todas as comunidades do municipio de TEFé tem jovens, que precisam desse tipo de atividade , não apenas pela ocupação do tempo, mas para o desenvolvimento de cada um deles, abrindo novas oportunidades, assim como os jovens do interior do interior do interior de outros municipios que por meio do esporte conseguiram vencer e dar melhoresa condições de vida para suas familias.
Não apenas o futebol, mas o volei de areia, futevolei, beach handebol, lutas na areia (beach Wrestling), enfim, tantas e tantas modalidades mais democráticas que o futebol e que podem contribuir com o desenvolvimento da sociedade Tefeense.
O Esporte é a ferramenta mais eficaz para levar ou manter os jovens dentro das escolas, evitando ou eliminando a evasão escolar, tão comum em todas as calhas de rio no Amazonas.
Que o Prefeito Nicson Marreira leve Tefé de volta aos tempos em que TEFÉ era um dos mais fortes polos esportivos do interior do Amazonas, comparticipação marcante nos jogos escolares e demais competições. Nicson representa para o municipio uma virada de página. Então que essa página da falta de incentivo planejado ao esporte e desporto, seja virada.
O vice prefeito PAPI VELOSO é sobrinho de LUPERCIO RAMOS, ex-Secretario de Esportes do Amazonas e um dos responsáveis pelo Amazonas ter sido uma das Sedes da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Então motivos não faltam para que esses investimentos e incentivo direto do município de Tefé no esporte e no desporto cresçam na proporcionalidade da Sociedade Tefeense.
O OAjuricaba Parabeniza todos os envolvidos.