sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAFestival de Teatro da Amazônia divulga selecionados para 15ª edição

Festival de Teatro da Amazônia divulga selecionados para 15ª edição

O Festival de Teatro da Amazônia divulgou, nesta segunda-feira (20/09), os selecionados para a 15ª edição do evento, que acontece entre 8 e 16 de outubro, em Manaus e em Iranduba (a 27 quilômetros da capital). O resultado, com 20 espetáculos distribuídos entre apresentações presenciais e on-line, está disponível no site da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), em fetam.com.br.

Dez selecionados para a Mostra Jurupari vão receber R$ 10 mil, para Mostra Local e Itinerante; já na Mostra Nacional On-Line, o valor é de R$ 2 mil. Os grupos aprovados devem apresentar até três peças na agenda oficial do evento.

Segundo a coordenadora-geral de produção e vice-presidente da Fetam, Ana Oliveira, é a primeira vez que o festival conta com uma programação tão extensa. Ela destaca que o formato híbrido permite um alcance maior pelo País assim como a ação de interiorização que vai levar um espetáculo para Iranduba e zonas descentralizadas de Manaus.

“Temos muito trabalho pela frente, estamos com uma seleção bem diversa e queremos acessar essa mesma diversidade de público”, comenta a organizadora. “Poder chegar em cada vez mais pessoas com a nossa arte, exaltando a produção amazônica é o que nos move a partir de agora”.

Selecionados – Na mostra presencial estão confirmados “Fina”, de Um Teatro Produções; “Menina Miúda”, de Menina Miúda Produções; “Abaporutação”, de Processo Natimorto; “A Bolha”, de Nupramita; “Se Eu Fosse um Rato”, de Ítalo Rui; “Jogo do Bicho”, do Grupo Garagem; “Santo Casamenteiro”, do Grupo Cultural Arte Norte; “Circo de La Mamá”, da Cacompanhia de Artes Cênicas; e “A Mulher que Desaprendeu a Dançar”, de Carol Santa Ana, em parceria com o Ateliê 23.

Na mostra nacional on-line vão ser apresentados os espetáculos “Rosas Negras”, de Fabíola Nansurê, da Bahia; “Para Meninos e Gaivotas, um Voo Rasante”, da Companhia Sylvia Que Te Ama Tanto, de São Paulo; “Caio do Céu”, da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, do Rio Grande do Sul; e “À Luz do Luar – Um Fragmento”, da Companhia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte. Como suplentes estão “Incomoda, incomoda, incomoda…”, da PANC’s, e “Camarim”, do Ateliê Lu Antunes, ambos de Minas Gerais.

A mostra presencial itinerante conta com “Mocinha”, do Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta). Como suplentes estão “Ainda Bem que Não Tivemos Filhos”, do Grupo Garagem; e “Ensaio Geral”, de Klindson Cruz.

Já entre os convidados estão “Imemorial”, de Larissa Latif, do Pará; “A Borracheira”, de O Imaginário, de Rondônia; “Desterrados – Um Eco de Reexistência”, da Casa Circo, do Amapá; “Lua de Mel”, de Lamira Artes Cênicas, do Tocantins; “Palhaço Microbinho em Família”, de Rogério Barcellos, do Acre; e “Cadê Todo Mundo?”, da Criart Teatral, de Roraima.

FOTOS: Magali Moraes (“Rosas Negras”), Ingrid Anne (“A Mulher que Desaprendeu a Dançar”) e Divulgação
O resultado está disponível no site da Fetam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img