segunda-feira, outubro 14, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASFeras da natação em águas abertas, Ana Marcela e Aurélie Muller, no...

Feras da natação em águas abertas, Ana Marcela e Aurélie Muller, no Rio Negro Champions

Feras mundiais da natação de águas abertas, Ana Marcela e Aurélie Muller, vão brigar pelo Rio Negro Champions

O mais extenso rio de água negra do mundo , palco do Rio Negro Challenge Amazônia , que vai englobar seis provas em aquas abertas nos dias 07 e 08 de dezembro, está preparado para receber duas das melhores nadadoras do planeta.   Trata-se da tetracampeã mundial dos 25km, a brasileira Ana Marcela Cunha, e a bicampeã mundial nos 10km, a francesa Aurélie Muller.

As atletas olímpicas vão encarar no dia 8 de dezembro o Rio Negro Champions, prova do Rio Negro Challenge de 8,5km, com largada e chegada na Ponta Negra.

As provas : Relay 3×500, Maratona Aquática de 500m, 1,5km e 3km, além da Travessia Almirante Tamandaré de 8,5km.
A Relay é a única que acontece dia 07/12/2019, com largada no Píer do Tropical, às 7h30. As demais ocorrem no dia 08/12/2019, com largada na Ponta Negra, a partir das 7h30.

Eleita pela revista norte-americana Swimming World de forma inédita como a melhor do mundo (2019), Ana Marcela vem a Manaus pela sexta vez. Ela é tricampeã da Travessia Almirante Tamandaré, pela categoria geral, vencendo nos anos 2005, 2006 e 2007. Ano passado, a baiana disputou e inaugurou a Rio Negro Champions, enfrentando a holandesa e campeã olímpica, Sharon van Rouwendaal. A brasileira protagonizou uma batalha de tirar o fôlego e ficou em segundo lugar com a diferença de apenas um segundo, cravando em 2h08min08seg.

“Foi uma prova totalmente diferente. Sou acostumada a nadar no vácuo e tive que vir puxando o tempo todo, me impondo. O mais legal, é que numa disputa entre uma campeã olímpica e uma mundial, o resultado vem de uma batida de mão, ou seja, prova bem disputada”, disse Ana Marcela, que este ano poderá refazer o percurso e conquistar a medalha de ouro. No que depender dos ‘bons ventos’ que vem acompanhando Ana Marcela em 2019, essa será mais uma medalha para a coleção.

Neste ano, foram cinco vitórias em etapas do FINA Marathon Swim Series para Ana, sendo duas medalhas de ouro no Mundial de Gwangju (25km e 5km) e a classificação olímpica nos 10km para os Jogos de Tóquio. A brasileira também foi a primeira do país a ganhar o ouro das águas abertas nos Jogos Pan Americanos, nos Jogos Mundiais de Praia e nos Jogos Mundiais Militares. Além disso, a atleta está entre os finalistas para o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), a maior premiação do esporte brasileiro. A nadadora já venceu a premiação em duas oportunidades: em 2015 e no ano passado. Em sua modalidade, ela levou o prêmio oito vezes.

“Que felicidade mais uma vez ser indicada como finalista do PBO, o oscar do esporte brasileiro. Parabéns a todos os atletas de todas as modalidades e em especial as meninas. Tenho orgulho em levar a nossa bandeira para todos os cantos desse mundo”, disse Ana.

A francesa

Se o Brasil estará forte com Ana Marcela, a frança não vai dar colher de chá. Pelo contrario, a campeã mundial dos 10 km em Kazan-2015 e Budapeste-2017, Aurélie Muller, vai estrear suas braçadas no Rio Negro. Em 2008, a atleta participou pela primeira vez das Olimpíadas, terminando a maratona aquática de Pequim em 21º lugar. Ela passou a integrar a lista das melhores do mundo após conquistar seu primeiro pódio em Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos: prata nos 5km em Xangai de 2011.

“Vai ser uma disputa que promete fortes emoções. São duas atletas fortes, que já conquistaram importantes provas no mundo, e agora vão se enfrentar de forma única, em que cada segundo, cada braçada, cada respiração pode fazer a diferença. É técnica misturada com experiência, mas também com psicológico e disposição física, pois nosso clima é intenso, quente, e nossas águas densas, com volume, água escura e forte acidez. A expectativa para a participação delas está enorme, sendo vista com muita alegria pelos outros participantes do Rio Negro Challenge, pois são ídolos que estarão bem pertinho de seus fãs, dando uma verdadeira aula ao vivo”, destacou o organizador do evento, Pierre Gadelha.

Provas do Rio Negro Challenge

O Rio Negro Challenge Amazônia engloba seis provas, sendo: Rio Negro Champions, Relay 3×500, Maratona Aquática de 500m, 1,5km e 3km, além da Travessia Almirante Tamandaré de 8,5km. A Relay é a única que acontece dia 07/12/2019, com largada no Píer do Tropical, às 7h30. As demais ocorrem no dia 08/12/2019, com largada na Ponta Negra, a partir das 7h30.

Apoio

O RNC 2019 conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas e da deputada Alessandra Campêlo.

 

 

 

Nathália Silveira

Comunicação Social / Jornalista

Comunicação Empresarial 

Mídias Sociais

+55 (92)98157-3351

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Projeto Náufragos participa do evento Semana SENCI PET 2024

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Projeto Náufragos, atividade de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participará da Semana SENCI...

Defensoria Pública do Amazonas visita trechos da BR-319 onde pontes desabaram

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, neste sábado (28), as localidades da rodovia BR-319 onde duas pontes desabaram em 2022, no...

Zona Norte faz festa para Roberto Cidade no último dia de campanha

Na manhã deste sábado (05/10), o bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, foi cenário de uma grande mobilização. A caminhada contou...

Seca do Rio Negro encalha balsa, que bloqueia fluxo de água em Manaus

MANAUS — A seca do Rio Negro em Manaus isolou até fluxos de água. A situação ocorre na Marina do Davi, na Ponta Negra,...

Com Megainvestimento de US$ 41 bilhões, China anuncia avanço em tecnologia que pode mudar a indústria global, ameaçando a liderança da Europa e Estados...

Os semicondutores são a força vital da guerra econômica global. Desta forma, dominar esse produto se tornou essencial para dominar o setor de tecnologia,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img