sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEFeira Gastronômica Estudantil 2023 terá competição de pratos exclusivos

Feira Gastronômica Estudantil 2023 terá competição de pratos exclusivos

Evento gratuito ocorre na próxima sexta-feira (27), com a participação de renomados chefes da cozinha local

A edição 2023 da Feira Gastronômica Estudantil do Centro de Ensino Técnico (Centec) vai colocar alunos do curso técnico em gastronomia frente a frente com renomados chefes da região Norte. O evento acontece na sexta-feira (27), a partir das 9h, com programação até à noite. Além da disputa, aberta ao público, haverá venda de refeições e guloseimas, e uma aula-show, em live, sobre criação de drinks com temática amazônica.

O tema escolhido para este ano é ‘Regionalidade Amazônica no Fusion Food’. A expressão em inglês define a cozinha que mistura elementos de diferentes culturas culinárias e estará representada na competição de pratos exclusivos, preparados por alunos do Centec. O chefe José Souza, professor no curso de gastronomia da instituição, explica a escolha.
“Nossa ideia é justamente fazer essa mixologia. É apresentar uma receita, por exemplo, da Itália, mas com ingredientes amazônicos. Da mesma forma, pratos orientais, árabes, dos Estados Unidos, todos a partir da culinária da nossa região”, afirma o docente.

A competição vai contar com a participação de alunos dos turnos matutino e noturno do curso técnico em gastronomia do Centec. O local escolhido para a disputa é a Unidade 4 da escola (atrás da sede, na Av. Djalma Batista, 646, São Geraldo), que possui toda a estrutura necessária para a elaboração de pratos, desde utensílios de cozinha até eletrodomésticos.

“Abrimos um edital para inscrição dos nossos alunos e a principal orientação é que eles terão 50 minutos para criar um prato exclusivo e que conte uma história. São 17 alunos da manhã e 18 da noite. Em cada turno, serão escolhidos três pratos para competirem pelo primeiro lugar”, explica o chefe José.

Os nomes dos jurados só serão revelados no dia da competição, mas são todos profissionais com expertise em gastronomia na região Norte. O 1º lugar receberá a honraria de ‘Chefe Centec 2023’ e uma faca profissional de chefes de cozinha. Já o 2º colocado ganhará um kit churrasco e o 3º, um curso de capacitação no Centec.

Live com aula-show
No mesmo dia 27, durante a tarde, o Centec vai exibir uma live no perfil da escola no Instagram (@Centecam) com o mixologista Fúlvio Porto, especialista em drinks amazônicos. A ideia é explorar outra área do conhecimento dentro do mundo da gastronomia: a habilidade de preparar bebidas únicas. O especialista vai mostrar o passo a passo de duas opções, uma com e outra sem álcool.

“Ele é dono do Porto’s Bar, ensina mixologia e é especialista em trabalhar drinks a partir de ingredientes da nossa região, algo que conversa diretamente com a nossa proposta para a feira. Para se ter ideia, ele faz espuma para o topo dos drinks a partir do tucumã e até da tapioca”, comenta o professor.

Pratos e petiscos
Além da competição na escola, alunos do curso de gastronomia vão comercializar alimentos para os visitantes da feira. As refeições estarão disponíveis nos horários da manhã e noite. A ideia, segundo o chefe José, é colocar os estudantes em uma verdadeira aula prática, não só no ambiente da cozinha, mas também do atendimento a clientes.
“Vamos ter hambúrguer artesanal, carne na chapa e churrasco. Além disso, teremos petiscos, bolos e salgados. Preparamos também a disponibilização de produtos que podem ser utilizados na elaboração de pratos, como molhos de pimenta e molhos para macarronada ou hambúrgueres”, afirma o professor.

Foto: Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img