A semana de atividades acadêmicas 2024 da Faculdade La Salle, entre os dias 20 e 25 de maio é uma ação pedagógica institucional que vai expor as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos lassalistas e que apresentará ao público, os projetos de iniciação de pesquisa, artigos acadêmicos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
O evento normalmente realizado nos fins dos semestres, antes das provas finais, oportuniza aos estudantes, diversas palestras, cursos e oportunidades de enriquecimento educacional, cultural e social, além de gerar maior proximidade com o mercado de trabalho, com indicações para utilização das teorias educacionais na prática.
Especificamente as atividades do dia 21 de maio (terça-feira), estão sendo organizadas pelo NUMA – Núcleo de Pesquisa e Extensão em Meio Ambiente e do Direito dos Povos Amazônicos, sob a coordenação da Professora Lúcia Malavasi, que declara grande expectativa para o evento. “Esperamos poder oferecer oportunidades a todos os participantes. Oportunidades de aprendizado, oportunidades de aprofundamento nas questões acadêmicas e ambientais, oportunidades de apresentação da nossa instituição. Quem vier vai aprender muito”, afirma Malavasi.
As agendas estão repletas de boas opções das 14h às 22h. Especificamente no dia 21 de maio, os artistas plásticos Rubens Belém e Aldeisy Waughan terão obras expostas, mesas redondas com diversos palestrantes, campanhas de incentivo e orientação ao descarte ecológico, exposições obre as aguas do rio Tarumã entre outras oportunidades. A noite será encerrada com a apresentação do Grupo Nativos, que animará os presentes com muito Boi Bumbá.
Veja aprogramação completa do dia 21 de maio
PROGRAMAÇÃO DO NUMA
14:00 – 22:00h: Hall do bloco C
- Exposição do artista plástico Rubens Belém. Rubens Luiz Silva Belém mostrará as suas obras de arte como telas de pintura de textura em relevo, assim como de outros produtos artesanais como camisetas com estampas pintadas à mão e outros. O artista tem como inspiração a Amazônia e os povos indígenas que a habitam e sua obra é um louvor à cultura e diversidade da região;
1) Mostra da artista Aldeisy Waughan com a temática “Artes Plásticas Itinerantes”. Aldeisy de Fátima Monteiro Waughan, além de exercer outras atividades profissionais como a advocacia, a sua paixão pela arte a levou a cursar Artes Plásticas no Liceu de Artes Esther Mello. Destacouse como pintora, recebendo prêmios e menções honrosas em salões de artes plásticas. É vice-presidente da Academia de Artes Ciências e Letras (ACL). Suas obras retratam a natureza pela qual tem grande paixão e contemplam a beleza da nossa Amazônia; sua vida é um testemunho de dedicação à educação, à arte, ao direito e à fé, destacando-se como uma mulher dinâmica e inspiradora em sua comunidade.
➢
- Primeira exposição de obras e artefatos do NUMA: Os produtos que serão expostos foram desenvolvidos e confeccionados pelos integrantes do NUMA que passaram por uma oficina de artesanato sob a orientação da artesã Rosinês Silva Belém. A matéria prima utilizada foram objetos recicláveis retirados de coletores de lixo espalhados pela IES e outros locais da cidade de Manaus.
- O Hall do bloco C também abrigará um quiosque com produtos e acessórios indígenas, os quais serão postos à venda aos visitantes;
14:30 – 16:00h: Auditório do Bloco C
PALESTRAS
- RECURSOS HÍDRICOS: “DOMINIALIDADE E GOVERNANÇA NO
BRASIL”
Palestrante: Professor Doutor Thiago Flores dos Santos – Professor universitário, advogado, Pós doutorando pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Autor de diversos artigos científicos publicados em revistas especializadas e da obra jurídica “Licenciamento Ambiental: análise sob a ótica do direito constitucional contemporâneo” publicado pela editora Lumen Juris.
- PROJETO OCHROMA: “REVELANDO A IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE DAS ÁGUAS DO RIO MADEIRA”
Palestrante: Professora Doutora Marta Regina Pereira; Professora do Curso de Ciências Biológicas, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA); Doutora em Botânica pela University of Liége, Institute of Botany, Belgium; Doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Ganhadora do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de
Empreendedorismo 2020/2021, com o projeto “Potencial Biotecnológico de Ochroma pyramidale”.
16:00 – 16:30h
Interação com os ouvintes
Perguntas, Respostas e agradecimentos
Encerramento
18:30 – 18:45h:
Início da atividade noturna
Organização de slide, banner e QR Code para o registro de presença.
18:45 – 20:15h: Auditório do Bloco C
MESA REDONDA: CIDADANIA AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE
Convidadas: Mesa Redonda Panamericana de Mulheres – Amazonas.
Comitê Internacional de Ecologia e Meio Ambiente da MRPA – Amazonas
A ALIANÇA DAS MESAS REDONDAS PANAMERICANAS (AMRP) é uma
organização da sociedade civil criada em 1944 e registrada pela organização dos Estados Americanos (OEA) desde 2001. Nasceu como órgão coordenador das Mesas Redondas Panamericanas, um movimento criado nos Estados Unidos, por iniciativa de Florence Terry Grisworld em 1916 e atualmente possui mais de 223 Mesas existentes em 18 países, incluindo Porto Rico. Trata-se de uma organização feminina, sem fins lucrativos e seus parceiros trabalham voluntariamente pela educação, cultura, meio ambiente e paz na América. Tem por objetivo:
- – Promover a integração, através do conhecimento mútuo
- – Promover a compreensão, amizade e lealdade entre as pessoas da República federativa do Brasil e do continente americano;
- – Estudar e difundir a vida cultural e histórica do Brasil e de cada país do continente americano;
- – Promover o desenvolvimento das mulheres;
- – Promover a compreensão mútua e a amizade entre os membros da instituição; – 6 – Desenvolver programas culturais e educativos com o intuito de ajudar a comunidade através do trabalho de seus comitês.
- Apresentação da Campanha “Descarte os Descartáveis de sua vida”
- Apresentação da Tese: “Bacias Hidrográficas do Amazonas”;
- Apresentação do projeto: “Águas Do Tarumã”
Mesa formada por:
Fabiana Pacífico Seabra: Diretora – Presidente da Mesa Redonda Panamericana Amazonas e do Comitê Internacional de Ecologia e Meio Ambiente da MRPA Amazonas; Advogada graduada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Coordenadora da Rede de Ouvidorias Públicas do
Amazonas; Ouvidora-Adjunta e membro da Comissão da Mulher Advogada da
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas; Membro fundadora e efetiva na cadeira nº 78 da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA).
Aldeisy de Fátima Monteiro Waughan: Diretora-Adjunta (Vice-Presidente), da Mesa Redonda Panamericana Amazonas e do Comitê Internacional de Ecologia e Meio Ambiente da MRPA Amazonas; vice-presidente da Academia de Artes Ciências e Letras (ACL); Artista Plástica; graduada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília; Advogada graduada pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); Mestre em Ciências Jurídicas e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em meio ambiente pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Autora de artigos científicos publicados em revistas especializadas, sendo um deles “Os impactos Ambientais pela falta de Fossas Sépticas na Bacia Hidrográfica no Bairro de Educandos”, publicado pela revista SODEBRAS, vol. 13/2018.
Karla Jamily Carvalho: advogada, Integrante da Mesa Panamericana de Mulheres do Amazonas; Membro da Comissão da Mulher Advogada e da CAAM Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas; Como integrante da Mesa Panamericana de Mulheres (MRPAM), trabalha arduamente para promover a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.
Socorro Siqueira: Delegada de Meio Ambiente e Ecologia do Comitê da Mesa Redonda Pan Americana de Mulheres do Amazonas; Servidora Pública; Professora universitária, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Psicóloga, Mestre em Contabilidade e Controladoria pela
Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Diretora Estatutária da Fundação Amazônia sustentável (FAS); Doutoranda em Direito na Universidade Católica de Santa Fé (UCSF), Argentina; Membro da Academia de Ciências Contábeis cadeira nº 13; Membro da Comissão da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas e do Sindicato dos Escritórios Contábeis do Amazonas; Chefe de gabinete parlamentar na Assembleia do Estado do Amazonas; Possui experiencia em projetos socioambientais na Amazonia, mobilização social, processos participativos, planejamento e gestão de projetos nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade, conscientização e capacitação ambiental.
Convidados:
Representantes da Associação Dos Moradores aa Cachoeira Do Tarumã Marlon
Seabra Peres e Robson Santos: Representantes das Comunidades Indígenas
AMAZON LIMPA: Empresa parceira dos Recicláveis
Socorro Oliveira – Comite Ambiental MRP AM
Joana Machado – Comite Ambiental MRP AM
20:15 – 20:30h: Solenidade do NUMA entrega de tampinhas e assinaturas de parcerias.
20:30 – 22:00h (Hall do bloco C): Encerramento das atividades com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido. Duas icônicas agremiações folclóricas do Amazonas, vão se apresentar na Faculdade La Salle. Com suas cores vibrantes e performances envolventes, representados pelo grupo NATIVOS, eles prometem trazer toda a magia do Festival Folclórico de Parintins para a nossa IES.
P.S: Esta atração está sendo patrocinada pela @fantasiafilmes produtora Áudio Visual com sede em São Paulo.