quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSAÚDEEstudo descobre proteína capaz de transformar gordura em energia

Estudo descobre proteína capaz de transformar gordura em energia

A revista The Journal of Clinical Investigation publicou estudo que avança no entendimento sobre como a gordura é queimada no organismo humano. Realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a pesquisa se aprofundou nos dois tipos de gordura existentes — a branca e a marrom — e descobriu uma proteína capaz de alterar as cores.

De acordo com a pesquisa, que usou modelos de células humanas em camundongos modificados geneticamente, foi descoberta que a supressão da proteína Klf15 consegue transformar a célula da gordura branca em algo próximo da marrom.

Segundo os cientistas, como a gordura marrom é queimada por termogênese — produção de calor dentro do corpo –, ela é mais comum em bebês e queima mais fácil que a gordura branca. Esta, por sua vez, formam os estoques de lipídios e está bem mais presente nos adultos.

Os pesquisadores descobriram que a variedade marrom queima mais fácil, enquanto a branca é tem dificuldade para ser ativada. Para a descoberta, os cientistas usaram ainda doses de isoproterenol — capaz de estimular as células marrons a gerarem calor — em unidades brancas.

Ou seja, havia uma relação entre a ativação do isoproterenol e da proteína. Segundo o estudo, a gordura próxima a marrom é queimada com mais facilidade.

Obesidade tem afetado população mundial. Foto: SES-RJ/ Divulgação

Estudo mostra queima de gordura

Durante o estudo, os pesquisadores notaram que existe uma grande quantidade da proteína Klf15 nas células brancas. Ao usar doses de isoproterenol — composto que estimula as células marrons a gerarem calor –, os cientista perceberam que há uma relação entre a ativação do composto e a proteína.

O responsável por essa relação é o receptor Adrb1. Um outro receptor relativo ao Adrb1, o Adrb3, é capaz de estimular as células brancas a se tornarem mais marrons, entretanto, o Adrb3 não é encontrado em humanos.

Assim, os cientistas acreditam que o Adrb1 pode ser usado como um alvo terapêutico para tratar a obesidade e acelerar a queima de gordura.

“Mostramos não só que esta abordagem funciona para transformar as células de gordura brancas em beges, mas também que não é tão difícil quanto pensávamos”, explicou o pesquisador e médico Brian Feldman, em entrevista ao site da universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...

Circuito Natalino: Balé Folclórico do Amazonas estreia nesta terça-feira

Inserido na programação “O Mundo Encantado do Natal”, o Circuito Natalino leva uma série de espetáculos dos corpos artísticos do Estado, aos espaços culturais,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img