Isoladas pela estiagem, 11 comunidades do Zé Açú, além de colônias centrais do Projeto de Assentamento Vila Amazônia, vão receber um novo acesso do Zé Miri – Brasil Roça ao Paraná do Ramos. A partir desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Parintins começa o serviço de abertura e piçarramento da estrada conhecida como Papel Amazonas, para beneficiar centenas de famílias e produtores rurais.
A operação emergencial foi anunciada pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, diante da inviabilidade de navegação pelo Lago do Zé Açú, na tarde desta quarta-feira (18). O presidente da Câmara de Parintins, Alex Garcia, vereador Mateus Assayag, o secretário de produção rural, Tião Teixeira, e o secretário de Obras, Albano Albuquerque, participaram da visita de reconhecimento da área.
O prefeito Bi Garcia diz que a medida vai diminuir os impactos da seca na vida das famílias. “A equipe de engenharia vai fazer esse trabalho com as máquinas e reduzir o sofrimento das pessoas. Logo, São Pedro vai abrir a ‘torneira’ e o lago voltar a encher o canal de igarapé. Temos um caminhão de escoamento da produção e vamos anistiar a cobrança da contrapartida dos agricultores nesse período”, informa.
O coordenador de Bom Socorro do Zé Açú, José Carmo Brasil, destaca a mobilização das comunidades para o início do trabalho de limpeza da estrada e ressalta a importância do apoio do prefeito Bi Garcia. “Não estava fácil a nossa situação com a grande seca. Tenho certeza que as dificuldades serão amenizadas com essas melhorias, principalmente com piçarramento nas ladeiras”, enfatiza.
Foto: Gerlean Brasil