sábado, novembro 23, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAEspaços culturais do Estado oferecem programação gratuita mediante apresentação da carteira de...

Espaços culturais do Estado oferecem programação gratuita mediante apresentação da carteira de vacinação. CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES !

A programação do fim de semana apresenta um circuito de exposições no centro histórico de Manaus. Os espaços culturais, administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, oferecem opções gratuitas mediante apresentação da carteira de vacinação e protocolos de segurança em prevenção a Covid-19.

No Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, a novidade fica por conta da mostra em homenagem aos 125 anos do patrimônio histórico, lançada na contagem regressiva de 100 anos da data comemorativa. A exposição, com curadoria de Jandr Reis, traz relíquias como plantas da construção, tecidos e objetos como telhas originais, entre outros detalhes que compõem o conjunto arquitetônico.

O equipamento cultural está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com grupos de até 25 pessoas. Crianças até 10 anos, pessoas com deficiência e pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação da naturalidade, têm entrada gratuita. Os demais visitantes pagam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue, militares e acompanhantes de pessoas com deficiência, mediante a apresentação de documentos.

No Palacete Provincial, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, na Praça Heliodoro Balbi, estão em cartaz as mostras “O Recomeço” e “Aquisições Pinacoteca 2021”.

O “Recomeço” conta com o trabalho dos fotógrafos Michell Mello, Mariana Rebouças, Selma Carvalho, Eliton Gomes, Ricardo Balby, Claudia Higuchi e Jorge Santos.

“Aquisições Pinacoteca 2021” traz 51 obras adquiridas por meio do edital de auxílio lançado pelo Governo do Amazonas, com a curadoria de Cristóvão Coutinho e Jair Jacqmont. A mostra exibe 29 artistas em um panorama de jovens e novos nomes do cenário das artes visuais amazonense, em linguagens como grafite, desenho, pintura em tela, fotografias e temas como natureza, indígenas e sociais.

Os espaços funcionam com agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Galeria – A “Coletiva 20.21”, com curadoria de Cristóvão Coutinho, traz artistas que representam a diversidade de processos criativos de artes visuais, como Chermie Ferreira, Kina Kokama, Rakel Caminha e Tyna Guedes, com “Yapai Waina – Mulheres no Graffiti”; Sebastião Alves, com a instalação/vídeo “Lembranças de Minha Cidade”; Levi Gama, com o mural de desenhos “Boriwi – Mundo dos falecidos”; Marcelo Rosa, com “A Batida do Gueto”; e Marcos Ney, com as séries de desenhos “Sociedade da Dedada” e “Sombras do Rio Negro”.

O equipamento funciona de terça a domingo, das 15h às 20h, e não precisa de agendamento.

Largo – A mostra “O Clamor da Mata”, de Pietro Bruno, está em cartaz no Largo de São Sebastião até o dia 30 de setembro.

O artista plástico – contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, parte das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc no Estado – defende a preservação da cultura indígena, a flora e a fauna amazônicas, ao retratar elementos do cotidiano, tradições indígenas e da Floresta Amazônica.

*Centros culturais * Localizado na avenida Eduardo Ribeiro, o Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, 901, conta com exposições de diversas linguagens. As mostras “Caruanas – O foco repousa na força mística”, “Olhares Tumbira”, “Abraçando o Xapono”, “Severiano 90 anos” e “Arquiteotonicas” compõem o circuito da casa.

Na avenida Sete de Setembro, 1.546, o Palácio Rio Negro abriga a exposição coletiva “Descubra Manaus”, que reúne 30 fotógrafos com obras que revelam diferentes olhares da capital do Amazonas. A mostra tem uma proposta interativa, e o visitante pode também utilizar o QR code disponível em cada obra para ver a imagem em um ângulo amplo, com a identificação dos locais e dos autores.

Os palácios estão abertos para visitas de 45 minutos, das 9h às 17h, de terça a sábado, com agendamento.

FOTOS: Michael Dantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img