A 48ª edição dos Jogos Universitários do Amazonas (JUAs) continua e neste sábado (25/05), os representantes para a disputa das finais da modalidade voleibol foram definidos. A competição, que é organizada pela Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), conta com a arbitragem da Federação Amazonense de Voleibol (FAV).
Após passarem pelas semifinais, foram classificadas as equipes do Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins) e Universidade de Uberaba (Uniube).
O primeiro time a garantir uma vaga na final masculina da modalidade voleibol foi a Uninorte, após vencer uma partida acirrada contra a equipe da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) por 3 sets a 0, com parciais de 25×20, 25×21 e 31×29.
Já a UniNilton Lins teve dobradinha na classificação para as finais da competição. No naipe masculino, a vitória se deu contra a equipe da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por 3 sets a 0, com parciais de 25×18, 25×16 e 25×20. Já na disputa feminina, a equipe eliminou a Fametro por 3 sets a 0, com parciais de 25×7, 25×6 e 25×13.
Estreia – A última vaga na final do vôlei foi conquistada pela estreante na competição, a equipe da Uniube, que venceu o time da Uninorte por 3 sets a 0, com parciais de 25×22, 25×21 e 25×22.
Vestindo a camisa da Uniube pela primeira vez, a veterana Karine Costa falou sobre a expectativa para a final da competição. “Nossa equipe é jovem, está determinada e vamos buscar dar o melhor em quadra sempre. Mais do que ganhar ou perder, sabemos que esse é um grande passo para a Uniube, principalmente por ser nossa primeira participação no JUAs, então independente do resultado, deixamos nossa marca e estamos muito felizes por essa conquista”, ressaltou.
Estudante de pós-graduação em Direito Notarial e Registral, Karine
falou sobre a importância do incentivo dado pelas instituições de ensino em prol do esporte universitário.
“Esporte e estudos sempre foram conectados em minha vida. Foi através do vôlei que consegui incentivo para terminar minha graduação e agora, dando continuidade à minha formação acadêmica com a pós-graduação, isso também é possível com a Uniube, que é uma instituição que acredita no esporte e nos seus alunos-atletas. Sendo assim, para mim, poder estudar e fomentar o esporte universitário para a nova geração é um compromisso e faço questão de realizá-lo enquanto eu puder”, destacou.
Fotos: Divulgação /Faud
Basquete masculino da UniNilton Lins fatura o tricampeonato no JUAs 2025