sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioNOTÍCIAS DA SAÚDEEnvelhecimento é o principal fator de risco associado à incontinência urinária

Envelhecimento é o principal fator de risco associado à incontinência urinária

Problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a incontinência urinária (perda involuntária da urina) tem como principal fator de risco o envelhecimento. A alteração, que atinge, em sua maioria, mulheres, impacta significativamente na qualidade de vida de quem a desenvolve. Segundo o cirurgião uro-oncologista Giuseppe Figliuolo, presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), neste mês de março, a entidade desenvolve a campanha ‘Saia do Molhado’, um movimento educativo, que visa alertar a população sobre os sinais mais evidentes do IU e a importância de se buscar ajuda especializada.

Doutor em saúde pública, Figliuolo explica que os fatores de risco, os diferentes tipos de incontinência e as medidas preventivas, merecem destaque no processo educativo.

Além da idade avançada, figuram como fatores correlacionados à alteração a gravidez, o parto e até a menopausa, no caso das mulheres.

“O estresse físico durante a gravidez e o parto podem enfraquecer os músculos do assoalho pélvico, levando à incontinência urinária”, destaca Figliuolo.

De acordo com ele, a obesidade também aumenta os riscos de se desenvolver a incontinência urinária, tanto para homens, quanto para mulheres. “No caso dos homens, cirurgias muito invasivas, como as indicadas para o tratamento do câncer de próstata em estágio avançado, podem ter a incontinência como uma sequela secundária”, assegura.

“O excesso de peso aumenta a pressão sobre a bexiga e os músculos do assoalho pélvico, contribuindo também para o desenvolvimento da incontinência”, completou.

O fator hereditário, por sua vez, também pode contribuir, por conta da pre-disposição genética. Há, ainda, fatores ambientais e outras patologias envolvidas em quadros mais específicos, conforme frisa o especialista.

“Fumar pode levar à tosse crônica, o que contribui para o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, aumentando as chances de se desenvolver a alteração. Além disso, doenças crônicas, como o diabetes, as neurológicas e doenças do trato urinário, também entram para essa lista de fatores de risco”, comentou o especialista.

Tipos

Cirurgião da Urocentro Manaus, Giuseppe Figliuolo informa que existem vários tipos de incontinência. Entre elas, estão: a de esforço (com escape de urina ao fazer esforço físico, ao tossir, espirrar ou rir), a de urgência (quando a vontade de urinar é repentina e urgente), a mista (que combina as duas anteriores), e a funcional (que resulta de problemas físicos ou cognitivos que dificultam o uso do banheiro a tempo)

Prevenção

A prevenção pode se dar de diversas formas, como praticando exercícios físicos que fortaleçam a área pélvica; manter um peso saudável; evitar o tabagismo; evitar reter a urina por muito tempo e buscar ajuda médica logo nos primeiros sinais de escape involuntário de urina.

“O tratamento adequado por envolver uma equipe multidisciplinar , com urologista/cirurgião, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. O importante é não negligenciar o problema”, destacou Figliuolo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img