Na Aleam, o profissional do Setor primário foi homenageado pelos deputados e colegas de trabalho
Há 46 anos, Ivo da Rocha Calado, engenheiro de Pesca e servidor da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), contribui com o Setor Primário amazonense. A pesca e a aquicultura ocupam pelo menos 12h diárias desse profissional, nascido em Pernambuco e radicado na capital amazonense.
Depois de quatro décadas e meia, o engenheiro de pesca, professor, instrutor, dirigente de classe e consultor, que começou sua jornada em terra amazonense pela extinta Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), recebe o título de Cidadão Amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Ale-AM). A cerimônia aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira 13/02.
O início da vida profissional foi em Recife, sua terra natal. Ao casar buscou novas oportunidades de trabalho, vindo para o maior estado do país em extensão, o Amazonas, com a esposa Vanda da Cruz e com quem viria a ter três filhos.
Ao receber o título de Cidadão Amazonense, o homenageado disse em pronunciamento na AleAm: “Eu sempre digo o seguinte, gente, eu nasci no dia 7 de 7 de 1953, no estado de Pernambuco, em Recife. E hoje eu renasci, eu nasci novamente, hoje eu sou amazonense. Então para mim é um orgulho. Se eu tivesse que nascer novamente, eu nasceria no Amazonas”, afirmou Ivo, emocionado.
Na Sepror, o homenageado trabalhou como gerente de Pesca na Secretaria Executiva-Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), na estruturação e implantação de polos de produção de pescado em diversos municípios, com destaque para a Região do Alto Solimões.
Nas ações de manejo pesqueiro do pirarucu, ajudou a celebrar diversos acordos, garantindo assim o tempo necessário para a recuperação natural dos recursos pesqueiros e contribuindo dessa forma com a biodiversidade amazônica. E, por meio de cursos, capacitações e atuações pontuais, ajudou diversas etnias indígenas, principalmente quanto ao Defeso do pescado e outras ferramentas técnicas desenvolvidas em sua área de atuação.
A contribuição dada aos pescadores e piscicultores, reconhecida em todo o Amazonas, rendeu-lhe conhecimento e prestígio, possibilitando a ele a realização de muitos sonhos, um deles o de ganhar o título de Cidadão Amazonense, concedido pela AleAm. A Sessão Especial contou com familiares, ex-alunos, colegas de trabalho e muitos amigos do abnegado profissional do Sistema SEPROR.
A Amazônia, com sua grandeza indomável, o acolheu, e em retribuição a Ivo Calado o transformou em um amigo dos rios, um filho da terra, defensor incansável das riquezas que sustentam o povo amazônida. A Ivo Calado, Guardião das Águas e da Vida, o reconhecimento e agradecimento público.
Fotos: Isaac Maia/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror): Emerson Martins (92) 99480-4225 / Jhota Mendonça (92) 98289-2627 / Nailson Castro (92) 99113-2311
Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your site is great, let alone the content!
fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂
Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂
fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂