terça-feira, dezembro 3, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCIÊNCIAEmaranhamento quântico é usado como combustível em experimento na China

Emaranhamento quântico é usado como combustível em experimento na China

De acordo com informações do site South China Morning Post, um grupo de cientistas chineses criou um motor quântico capaz de ser abastecido a partir de um tipo de ‘combustível de emaranhamento quântico’. A nova pesquisa faz parte dos esforços da Academia de Inovação em Ciência e Tecnologia de Medição de Precisão da Academia Chinesa de Ciências.

No emaranhamento quântico, dois fótons podem estar separados por grandes distâncias, mas continuam conectados e se comunicam entre si mais rápido do que a luz — o efeito é o mesmo, seja em uma distância de 10 metros ou de 500 milhões de quilômetros. Os cientistas afirmam que aproveitaram o estado de emaranhamento e utilizaram a reação como um tipo de combustível para alimentar o motor de tecnologia quântica.

Comumente, um motor normal opera com combustão convencional, como em carros e aviões, mas o motor quântico utiliza lasers para transicionar as partículas entre estados quânticos.

Assim, a luz dos lasers é convertida em energia cinética. Teoricamente, esse tipo de tecnologia pode ultrapassar o limite potencial energético da termodinâmica clássica.

“O destaque do nosso estudo é a primeira realização experimental de um motor quântico com características emaranhadas. [Ele] verificou quantitativamente que o emaranhamento pode servir como um tipo de ‘combustível. Escolhemos os estados emaranhados de dois íons giratórios como substância de trabalho, com [seus] modos vibracionais atuando como carga. Através de ajustes precisos de frequência, amplitude e duração do laser, os íons passaram de seus estados puros iniciais para altamente emaranhados estados”, disse um dos autores do novo estudo, Zhou Fei, ao site SCMP.

O motor de emaranhamento quântico pode alimentar um carro?

Como tem potencial para superar as limitações da termodinâmica clássica, a nova tecnologia também poderia alimentar grandes computadores quânticos. Os pesquisadores afirmam que talvez esses motores quânticos não possam armazenar grandes quantidades de energia como em baterias de carro, contudo, podem fornecer quantidades ligeiramente mais elevadas de uma vez.

Os cientistas apontam que este é o primeiro estudo experimental que verificou a usabilidade do emaranhamento quântico como combustível em um motor (imagem). 
Os cientistas apontam que este é o primeiro estudo experimental que verificou a usabilidade do emaranhamento quântico como combustível em um motor (imagem).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Lula institui Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana,...

Sefaz-AM investiga entrada de roupas no Amazonas por via aérea

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no Amazonas sem nota fiscal, cresceu em virtude do aquecimento do...

Por que os brasileiros gostam tanto dos motéis?

  Nada como a privacidade, o clima de mistério e as camas redondas dos motéis para dar aquele toque especial na vida sexual, certo? Uma...

Prefeitura de Manaus realiza 78 entregas de obras para melhorar a vida da população

Reforçando o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Manaus tem se destacado pelo ritmo acelerado de entregas de...

Casa Vhida celebra 25 anos de apoio a crianças e adolescentes com HIV/Aids

A Casa Vhida - Associação de Apoio às Crianças e Adolescentes com HIV, completa 25 anos de atuação dedicada ao atendimento de crianças e...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img