É cada vez maior o número de jovens que tem demonstrado interesse em fazer parte da política brasileira. Prova disso é que em agosto de 2018, ano da última eleição, uma pesquisa realizada pela Datafolha mostrou que 29% dos maiores interessados em ingressar na vida política eram jovens entre 16 a 25 anos, enquanto que pessoas com a faixa etária entre 26 a 40 anos totalizavam 19%.
Diante de dados como estes, movimentos como RenovaBR, Grupo Agora, Rede de Ação Politica Pela Sustentabilidade (RAP), entre outros, surgem para estimular cada vez mais a participação de jovens na politica. Entre os objetivos está o incentivo e apoio a candidatura da juventude nas eleições municipais de 2020. Ao mesmo tempo os partidos preparam plataformas e cursos para incentivar o ingresso dessa categoria na vida pública.
Entre tantos jovens está Rodrigo Furtado, de 30 anos. Nascido em 09 de junho de 1989, Furtado, como é conhecido, é morador do bairro Cidade Nova, situado na zona norte de Manaus. Militante de causas sociais desde os 12 anos, o jovem foi estudante da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima e por várias vezes atuou como representante de classe. Em pouco tempo, tornou-se membro do grêmio estudantil e se sentiu despertado a conhecer sobre política. Já como líder do movimento estudantil, confirmou a vontade pela vida política e passou a lutar mais ainda pelas causas que acreditava.
Em 2009 Furtado participou do projeto Parlamento Jovem, onde foi eleito presidente e posteriormente representou o estado em Brasília no Parlamento jovem Brasileiro, devido a aprovação do projeto de Lei do reaproveitamento do resíduo do pó da madeira. Atualmente, Furtado coordena em Manaus um movimento nacional chamado Central de Movimentos Populares (CMP), sendo o mais jovem coordenador do país e também é membro da Articulação Brasileira de Gays (Artgay).
Furtado entende que a cidade e a população estão vivendo vários problemas estruturais, em virtude da falta de fiscalização por parte do legislativo municipal. Por isso, ele acredita na necessidade de jovens na política, que possam trazer novas ideias e queiram, de fato, apresentar soluções e esperança de renovação nesta área que tem sido tão desacreditada. Ciente do desafio e determinado a fazer o melhor pelo que acredita, colocou seu nome como pré-candidato a vereador nas Eleições 2020, para concorrer às 41 vagas existentes na Câmara Municipal de Manaus.
“Acredito que hoje não haja oposição responsável na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pois todos são ou estão alinhados ao prefeito. Há problemas estruturais em toda a esfera pública, além da ausência de politicas efetivas voltada para a nossa juventude. Teremos a oportunidade de falar um pouco a respeito do Brasil, do momento estamos vivendo em âmbito nacional e da minha intenção em estar pré-candidato a vereador pela cidade onde eu nasci, cresci e que amo muito”, destacou Furtado.
Fotos: Divulgaçao/Facebook