quinta-feira, julho 25, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSE QUAL SERIA ESSA VERDADE? por Wanderley...

E QUAL SERIA ESSA VERDADE? por Wanderley Freitas

OPINIÃO

Ninguém precisa morrer para provar que estava errado! Ninguém precisa se esconder para provar que está certo! O instinto de sobrevivência nos trouxe até aqui e hoje, com toda informação disponível, não podemos desprezar os conselhos que a história deixa registrada para que possamos seguir com a nossa vida e contribuir para que a história tenha um final feliz.

Tem muita gente achando que o medo dessa pandemia é exagerado, outros estão confundindo coragem com ignorância, alguns estão se protegendo de maneira inadequada, uma multidão está tentando sobreviver da maneira que pode e no meio disso tudo, a velha luta pelo poder, embates de vaidades e a ganância cega, que dificilmente percebe que no segundo derradeiro, ninguém leva nada!

No paraíso dos grandes cientistas de todas as áreas, dos filósofos detentores da verdade que a tudo se sobrepõe e dos multiplicadores da salvação, nesse paraíso sem lei que se tornaram as mídias sociais, ainda existem aqueles que garimpam a verdade, e/ou, que não propagam a mentira. A verdade não perde o seu valor, mesmo que você duvide ou acredite no que lhe convém, mesmo no olho do furacão, nesse turbilhão de interesses nefastos, a verdade se impõe. E qual seria essa verdade?

A verdade é que o valor de uma vida não pode ser mensurado, não existe nada que preencha o vazio da morte, ninguém pode dimensionar os seus efeitos, nem minimizar a sua dor! A verdade é que cada vida transformada em estatística, tem uma história e um nome, sofreu, sorriu, sonhou e de alguma forma, contribuiu durante a sua trajetória com trabalho, exemplo, dedicação, humor, amor e superação.

A verdade é que vivemos um estado de calamidade anunciado, há muitos anos, muitos desgovernos com falta de sensibilidade e excesso de esquemas, que resultaram em uma saúde, segurança e educação caótica. A verdade é que a cada quatro anos, continuamos andando em círculos, jogando roleta russa e torcendo mais uma vez para a corda não arrebentar, mas ela sempre arrebenta e é para o lado mais fraco!

A verdade é que o medo não é exagerado, a vida é preciosa e cada uma é importante para alguém. É verdade que todos os anos, vidas são ceifadas por doenças cardíacas, acidentes de trânsito, violência e outras tantas enfermidades, é verdade! Mas a verdade é que muitos amigos, familiares e conhecidos, por causa do COVID-19, partiram precocemente, seja perdendo a luta contra o vírus, ou não tendo condições de lutar contra doenças pré-existentes, por causa do caos gerado por ele em sistema de saúde que já estava na UTI há tempos!

A verdade é que a ignorância disfarçada de coragem prolifera o perigo, acreditar que o mal só acontece com os outros, não lhe torna imune, acreditar que você pode sair sem as devidas providências de segurança, para locais onde a aglomeração é inevitável, vai afetar só você e você não tem medo! É burrice! Você está colocando em risco a sua família e mesmo que você não se importe com a sua vida, tem o dever de proteger a vida do seu filho, esposa, mãe, pai ou irmão! É verdade que todos devemos fazer parte da solução e não do problema!

A verdade que muitas pessoas estão pegando o coronavirus, porque alguém se protegeu de forma inadequada, não levou a sério as orientações ou não fez da maneira correta. A máscara tem que cobrir a boca e o nariz, quando for removida tem que ser descartada e outra deve ser colocada, a área de proteção da máscara não deve tocar em nenhum outro lugar do corpo, pois pode ficar contaminada, máscara no queixo é igual capacete no cotovelo, inútil. Use óculos, luvas, álcool gel, evite tocar o rosto e ao chegar em casa, tire tudo, coloque para lavar imediatamente e tome banho, depois destes procedimentos você está liberado para interagir com os outros moradores do seu lar! Dá trabalho, mas pode salvar vidas e tem que ser feito por todos!

A verdade é que temos que lutar juntos, há uma multidão lutando para sobreviver, uns com mais e outros com menos condições, sabemos que é difícil ajudar quando a sua sobrevivência e a da sua família também está em risco. A solidariedade pode ser exercida de várias maneiras, se não puder contribuir em alguma campanha para angariar alimentos ou equipamentos de proteção individual, faça uma ligação de celular para conversar com um amigo ou um familiar, traz conforto nesse momento de incertezas, fortalece a mente, melhora o astral, leva esperança; verifique a fonte das mensagens que chegam e que você retransmite, evite alimentar o medo, o ódio, evite enviar notícias de vitimas sem ter certeza da informação, pois pode causar pânico, temos que ter cuidado com mensagens que possam agravar um estado de depressão; se proteger da maneira correta também é um ato de solidariedade, mantenha a distância, seja educado, tenha bom senso, faça uma oração, ouça uma música, veja um bom filme, cuide do corpo e da alma.

O nosso final feliz é poder encontrar os amigos e os familiares sem medo, abraçar quem amamos e voltar a lutar com dignidade pelo pão de cada dia, respeitar as diferenças, honrar a palavra, ser grato a tudo o que conquistamos e ao que nos foi dado de graça, como o ar, o por do sol, a chuva, a vida e os nossos sentidos.

A história pode se repetir, a vida não! Viva! Viva!

 

Wanderley Freitas é bacharel em turismo, é corretor de imóveis e é compositor da Escola de Samba Reino Unido da Libertade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...

OAB AM inaugura ponto de inclusão digital em Careiro Castanho

  Na segunda-feira, 15/07, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), na gestão de Jean Cleuter, inaugurou mais um Ponto de Inclusão Digital...

Darius Nakai explica diferença entre harmonização orofacial e cirurgia plástica

O ser humano nunca está satisfeito plenamente com a aparência. Sempre em busca de uma beleza única, muitas pessoas têm explorado diferentes opções, destacando-se...

Di María se aposenta após mais um título: “Ganhei tudo”

Ser destaque em uma Seleção que tem Lionel Messi não é  e nunca foi missão fácil. Mesmo assim, Angel Di MAria sempre esteve lá,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img