sábado, julho 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSDEZEMBRO VERMELHO ! É luta contra AIDS !

DEZEMBRO VERMELHO ! É luta contra AIDS !

Governo e sociedade civil fazem atos em alusão ao 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids

“Resistir para Existir’ !! Esse foi o tema da reunião entre ativistas do Movimento de Luta Contra Aids de Manaus,  em frente a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FUAM), bairro Dom Pedro, na tarde da última segunda-feira (02). Os manifestantes tinham por objetivo tornar público as reivindicações quanto à política de aids no Amazonas. O ato foi uma realização do Fórum Amazonas OSC/IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais e Tuberculose que é composto por 19 Organizações da Sociedade Civil e conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus.

O ato teve inicio às 14h. Além da confecção dos cartazes, ás 16h houve concentração em frente à FUAM,  seguida de uma caminhada pela avenida Pedro Teixeira até o cruzamento com a avenida Constantino Nery, onde foram distribuídos preservativos e materiais informativos sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

“Precisamos sempre fazer isso para lembrarmos que o dia 1º de Dezembro, que é o “Dia Mundial de Luta Contra AIDS é uma data simbólica, para que o trabalho seja feito o ano inteiro. Como todos meses tem uma campanha com uma cor diferente, não poderíamos deixar de falar do Dezembro Vermelho e nosso objetivo maior , que é a conscientização da sociedade sobre prevenção a aids. Prevenção é necessário sempre”, ressaltou Evalcilene Santos, coordenadora do Fórum Amazonas OSC/IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais e Tuberculose.

“Desde 2017 sofremos um retrocesso nas politicas contra aids e isso não é só em nosso estado, mas no Brasil inteiro. O número de pessoas infectadas que abandonam o tratamento no Amazonas por falta de medicamento é vergonhoso. Falta acompanhamento, falta insumos e os casos só aumentam, com recem nascidos sendo infectados pelas mães. Esse é um problema de toda a sociedade. Épreciso que as autoridades voltem a dar prioridade a essa questão!” , completou Santos.

Abertura da Campanha Dezembro Vermelho – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza nesta quarta-feira (04) no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, a abertura oficial do Dezembro Vermelho, alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de Dezembro).

Com o tema “Faça o teste! Viver sem dúvida é melhor”, a campanha busca dar maior visibilidade à importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento, além de incentivar práticas saudáveis para uma maior expectativa de vida.

Em 2019, o Governo do Amazonas descentralizou o serviço de diagnóstico disponibilizando o acesso ao teste de rápido em mais três unidades de saúde, nas quais foram implantados os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Agora, além da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Fundação Alfredo da Matta (Fuam), os testes são realizados na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, na Policlínica Antônio Aleixo e Centro de Atenção Integrada à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana.

De acordo com secretario de Saúde, Rodrigo Tobias, a descentralização do serviço deu mais opções para o usuário fazer o teste. “Nossa gestão tem trabalhado para ampliar a oferta de testes rápidos com a descentralização do serviço e a abertura de CTAs, o que gerou um aumento de 31,2% no número de testes realizados na capital este ano”.

Para Evelyn César Campelo, enfermeira da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a campanha ajuda a fortalecer junto à população a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficientes serão nossas políticas de combate ao HIV/Aids e tratamento da doença para a quebra do ciclo de transmissão”, afirma ela.

 

 

Encerramento

No dia 6 de dezembro, será realizado o segundo evento promovido pela SBDST/AM e Fuam: a oficina “Sexo Mais Seguro – Pare, Pense e Use” que também será realizada no Auditório da Fuam, de 18h30 às 22h.

A oficina tem como público-alvo a população em geral, profissionais da saúde e interessados em conhecer mais sobre o tema, em especial sobre a prevenção às IST, HIV/Aids. Os temas que serão abordados são a prevenção combinada – que vai além dos preservativos já conhecidos – e, de forma lúdica e leve, a abordagem de temas que ainda podem ser considerados tabus, como a prática sexual, sempre sob o ponto de vista da prevenção e prática segura. “Também teremos a corrida do amor, que promete ser um momento de descontração para os participantes da oficina, mas que também traz mensagens importantes de prevenção às IST”, finaliza a enfermeira Glaudomira Rodrigues.

Informações – Para participar da oficina, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da SBDST/AM, através dos telefones 99398-6369 ou 99984-8330. O investimento é de R$ 50 para profissionais da saúde, R$ 30 para estudantes e demais interessados e os associados da SBDST, em dia com a anuidade, estão isentos do valor.

A programação do Dezembro Vermelho na Fuam teve início na última sexta-feira, 29 de novembro, no auditório Damião Litaiff, sede da instituição, com o Seminário “Fique Sabendo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV e a contribuição da Biologia Molecular”, uma parceria entre Fuam e Sociedade Brasileira de DST/Regional Amazonas (SBDST/AM).

IST/HIV na Fuam – No ano de 2018 foram notificados no serviço, 3.975 casos, sendo que em 52,2% destes (2.076) tinham pelo menos uma Síndrome. Os diagnósticos de IST e outras infecções do trato genito-urinário foram classificados no total de 2.334 casos, e destes os mais evidentes foram as verrugas anogenitais (680, ou 29,1%), sífilis (542, ou 23,2%) e outras uretrites (327, ou 14%).

Já os casos de HIV registrados em 2018 na Fuam somaram 224, sendo 187 (83,5%) no sexo masculino e 37 (16,5%) no sexo feminino. A faixa etária mais frequente foi a de 20 a 24 anos (27,2%), seguida da faixa de 25 a 29 anos (21,9%) e 30 a 34 anos (18,3%).

FOTOS: Denison Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

O que são mães atípicas e porque precisamos falar sobre isso?

As chamadas mães atípicas, isto é, mulheres que têm filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência, enfrentam de maneira redobrada o desafio da...

Pró-Vida: Palestras antidrogas em escolas de Nhamundá e Parintins

  A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência,...

Dia da Agricultura Familiar. AM comemora força do Setor Primário

Nas feiras e supermercados da capital as opções de alimentos naturais se multiplicam em quantidade e variedade, produzidos principalmente pela AGRICULTURA FAMILIAR. O aumento significativo...

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img