sexta-feira, setembro 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÊMICADeclaração polêmica de vereador sobre PL Antiaborto por Estupro gera críticas na...

Declaração polêmica de vereador sobre PL Antiaborto por Estupro gera críticas na CMM

Durante a sessão plenária desta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a declaração do vereador de extrema-direita Raif Matos (PL) de que “pior do que o estupro é o homicídio”, em defesa do PL Antiaborto por Estupro, foi duramente criticada. O projeto de lei, proposto pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), prevê 20 anos de prisão para vítimas de estupro que abortarem após 22 semanas de gestação, uma pena maior do que a do estuprador, que pode chegar a 10 anos, dificultando na prática a interrupção da gravidez de meninas e mulheres estupradas, atualmente permitida no Brasil.

Na tribuna, Raif Matos, membro da bancada evangélica, manifestou apoio ao Projeto de Lei 1904/24. “Pior do que o estupro é o homicídio”, afirmou Matos, completando que é necessário endurecer as penas para estupradores, ao invés de “matar as crianças que nada têm a ver com isso”. Ele defendeu que as vítimas de estupro devem prosseguir com a gestação.

Em contrapartida, o vereador Rodrigo Guedes (PP) contestou a declaração de Matos, afirmando que, embora não apoie o aborto em uma gestação de sua esposa, o tema envolve abuso sexual infantil e a fala de Matos é inapropriada. “Eu discordo totalmente do seu discurso de que ‘pior do que o estupro é o homicídio’. Eu sou cristão, mas o estado é laico”, enfatizou Guedes.

O vereador Marcelo Serafim (PSB), farmacêutico e bioquímico, também criticou o projeto de lei, destacando sua experiência na área de saúde e o atendimento a crianças vítimas de violência sexual. “Não sou favorável ao aborto, sou contra, mas como cristão, não podemos defender uma lei que penaliza a mãe e deixa o estuprador impune”, declarou Serafim.

De acordo com o Fórum Nacional de Segurança Pública 2023, dos 74.930 casos de estupro registrados no Brasil, 56.820 são de crianças, e 68,3% dos abusos ocorrem dentro de casa, por membros da família.

A vereadora professora Jacqueline (União) defendeu o direito das mulheres de decidirem sobre a interrupção da gravidez. “A única propriedade que temos é nosso corpo, e os homens não entendem isso. Eles querem coisificar a mulher”, afirmou Jacqueline, ressaltando que o projeto é inconstitucional e que abortos acontecem diariamente em clínicas clandestinas, movimentando muito dinheiro.

A vereadora Yomara Lins (Podemos), também pastora, afirmou que acompanha muitos casos de abuso em sua atuação pastoral e, embora veja a dor das vítimas, não apoia o aborto. “Um mal não se paga com outro”, declarou Lins.

O vereador e pastor evangélico Marcel Alexandre (PL) acusou a “extrema esquerda” de distorcer o projeto e destacou a necessidade de penas mais rígidas para estupradores.

O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou um parecer na segunda-feira declarando o projeto inconstitucional e retrógrado, afirmando que ele é atroz e degradante para meninas e mulheres.

Em entrevista, Raif Matos defendeu que vítimas de estupro de vulneráveis devem seguir com a gestação e considerar a adoção. “Não se paga mal com mal, temos que respeitar a vida”, argumentou Matos.

No interior do Amazonas, 131 casos de estupro de vulneráveis foram registrados em 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A delegada Maria Beatriz Andrade destacou que a educação escolar é crucial para ajudar crianças a identificar abusos sexuais e coibir sua prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Mulheres ribeirinhas da Amazônia impulsionam turismo comunitário

Com o objetivo de melhorar a experiência turística por meio da valorização da gastronomia regional, um grupo de 22 mulheres que trabalham com o...

Segredos para preservar a qualidade do seu colchão

Manter um colchão em boas condições não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde e economia. A qualidade do sono está...

Expoagro 2024: ADS dará destaque a Espaço Agro Sustentável

A 46ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) 2024, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural...

Vila Olímpica de Manaus torna-se sede do curso de Educação Física da UEA

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), firmou, na manhã desta quarta-feira (18/9), uma parceria com...

Inspire Amazônia e Cetam na pesquisa, qualificação e capacitação

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Inspire Amazônia para potencializar a execução de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img