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Em transformação constante, o mercado de trabalho tem apresentado cada vez mais oportunidades para profissionais que se adaptam às diversas mudanças de hábitos, principalmente por conta do aumento do trabalho remoto e maior uso da tecnologia. Com isso, algumas profissões já são e serão essenciais dentro das organizações.
Com o aumento do uso de tecnologia, gerou-se uma quantidade cada vez maior de dados estruturados e não estruturados, que, bem utilizados, propiciam às empresas conhecerem melhor seus clientes e seus hábitos de navegação e compra.
Segundo a lista de empregos em alta do Linkedin, existe uma grande demanda para a área de tecnologia no Brasil e prevê um crescimento ainda maior nos próximos cinco anos. Oito profissões, principalmente, terão ou continuarão a ter grande visibilidade. A informação foi divulgada inicialmente pelo site “Mato Grosso Econômico”.

Algumas profissões já são e serão essenciais dentro das organizações.
Profissões
1. Cibersegurança (Cybersecurity)
O profissional de cibersegurança — ou cybersecurity, em inglês — é responsável por identificar vulnerabilidades nos sistemas da empresa, sejam eles físicos ou virtuais, com o objetivo de prevenir, monitorar e evitar o uso indevido de dados e informações sensíveis.
Além disso, esse especialista atua no desenvolvimento de sistemas de proteção, realiza testes de penetração em redes, aplicativos e dispositivos, e também promove treinamentos para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação.
2. Engenheiro(a) de Dados
O engenheiro de dados é o responsável por preparar o ambiente de tecnologia da informação da empresa para coletar, organizar e gerenciar dados dentro de um sistema de armazenamento, que poderá ser utilizado por outras áreas.
Uma função essencial dessa carreira é garantir a confiabilidade e a qualidade dos dados, evitando decisões equivocadas. Em parceria com cientistas de dados, esses profissionais também podem desenvolver algoritmos para identificar padrões ocultos, automatizar processos e muito mais.
3. Cientista de Dados
O cientista de dados atua de forma analítica, aplicando suas habilidades para resolver problemas complexos, identificar tendências e gerar insights. Seu trabalho envolve tanto a área de tecnologia quanto a de negócios, ajudando a encontrar novas oportunidades de mercado e modelos de receita para a empresa.
Além disso, esse profissional desempenha papel estratégico na compreensão da jornada do cliente e na sua fidelização, por meio da análise comportamental baseada em dados.
4. Gerente de Big Data
O gerente de Big Data lidera equipes multidisciplinares com o objetivo de extrair valor de grandes volumes de dados, otimizando processos existentes ou propondo novas soluções para aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio.
Contar com esse profissional é fundamental para destravar a arquitetura de dados, tecnologia e processos da empresa, permitindo decisões mais estratégicas.
5. Especialista em Machine Learning
O profissional de Machine Learning (aprendizado de máquina) desenvolve programas e máquinas que, por meio de algoritmos de inteligência artificial, executam tarefas de forma autônoma, aprimorando-se continuamente sem intervenção humana direta.
Esse especialista projeta e desenvolve sistemas inteligentes, treina modelos conforme a demanda dos projetos, realiza testes e otimizações, até chegar a soluções eficazes e escaláveis.
6. Gerente de Projetos de IoT
O gerente de projetos de IoT (Internet das Coisas) é o responsável por planejar e coordenar a implementação de dispositivos e redes de sensores conectados, seja via comunicação entre máquinas (Machine to Machine) ou por meio de aplicações específicas.
Sua atuação cobre todo o ciclo do IoT: desde a coleta e armazenamento dos dados, até o envio para a nuvem e a utilização em sistemas analíticos, permitindo decisões em tempo real baseadas em dados relevantes.
7. CTO – Chief Technology Officer
O CTO é o diretor de tecnologia da empresa, responsável por toda a área de TI e sua integração com os demais setores do negócio.
Além de manter os sistemas funcionando com segurança e eficiência, esse executivo tem o papel estratégico de liderar a jornada de digitalização da empresa, promovendo processos inovadores, funcionais e alinhados com as demandas do mercado.
8. CMTO – Chief Marketing Technology Officer
Essa função, ainda recente no mercado, combina as competências do CMO (diretor de marketing) com as do CTO. O CMTO atua como ponte entre os departamentos de marketing e tecnologia, promovendo maior integração entre os times.
Com isso, é possível aplicar abordagens sofisticadas para análise de dados e geração de insights, impulsionando resultados positivos em toda a organização.
Fonte: ICL Notícias