quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAComo despertar a atenção e atrair o consumidor à loja?

Como despertar a atenção e atrair o consumidor à loja?

Os lugares onde os consumidores andam são tão importantes para o varejo físico que a pessoa nem precisa entrar no estabelecimento para fornecer insights importantes à estratégia do negócio. O simples ato de passar em frente à vitrine já pode dizer muito sobre a capacidade de despertar a atenção e de atrair o público. Ter indicadores que mostram quantas pessoas passam em frente à loja todos os dias e quantas, de fato, entram para checar algum produto é essencial para uma boa gestão.

A relação dos entrantes e passantes traz informações fundamentais para o planejamento estratégico de qualquer loja. Sozinhas ou combinadas com outros dados, oferecem uma visão completa sobre a operação, as vendas, o marketing, entre outras áreas. Entretanto, como alcançar esses relatórios e, principalmente, como transformar quem passa pela vitrine em visitante e, posteriormente, em consumidor? Confira o passo a passo possível com a análise destes dados:

1 – Sua vitrine está chamativa?
Uma das informações mais básicas que o varejo precisa ter de seus consumidores é a lista de desejos e/ou demandas. Ou seja, os produtos que despertam sua atenção e os fazem pensar em adquiri-los. No e-commerce essa tarefa é simples, mas na loja física é preciso saber quantas pessoas passam em frente ao estabelecimento e o percentual delas que resolvem parar diante da vitrine. Com esses insights, é possível saber o que chamou a atenção e criar campanhas específicas de marketing e de vendas para que aquele perfil se interesse e resolva conhecer mais detalhes.

2 – Por onde o consumidor anda na loja?
O indivíduo pode ter entrado no estabelecimento, mas isso não significa que sua atenção já foi capturada. Pelo contrário, é preciso continuar analisando as informações que ele deixa a partir de sua movimentação pelos corredores. Os entrantes podem trazer novas informações, como o tempo que resolvem passar dentro do comércio e o caminho que costumam fazer. Isso possibilita redesenhar as prateleiras, criar peças de marketing e melhorar e exposições de produtos para continuar chamando atenção.

3 – Quais são as áreas de calor?
Assim, conforme as pessoas se deslocam pelos corredores e espaços da loja física, a análise desses dados vai identificar as áreas de calor – que nada mais são do que os locais com maior presença de pessoas! Essas informações reforçam o que deve ser mais importante na estratégia de marketing e de vendas da empresa. Se as pessoas resolvem passar mais tempo em determinado corredor, isso significa que os itens naquele lugar são mais visados e que é possível criar iniciativas para estimular as vendas.

4 – Conhece os horários de pico?
Evidentemente essa movimentação não ocorre o tempo todo. A descoberta dos horários de pico também é um importante indicador para melhorar o desempenho do estabelecimento. Além de reforçar quais são as horas do dia com maior presença de público e, consequentemente, com maior propensão de vendas, essa informação contribui para a melhor gestão do pessoal, permitindo ao gestor antever o maior fluxo e preparar sua equipe de vendas para atender as pessoas da melhor forma possível.

5 – Já mensurou a taxa de conversão?
Por fim, a única forma de descobrir se a pessoa que saiu da vitrine para a loja se tornou, de fato, um consumidor é com a análise da taxa de conversão. Sem dúvida, é um dos indicadores mais desejados pelos empreendedores porque mostra a eficiência do varejo. Para isso, basta comparar o número de pessoas que circularam pelo estabelecimento em um período com o total de vendas realizadas pelos caixas. Esse número vai mostrar se a estratégia está dando resultados ou se é preciso adotar pontos de melhoria no negócio.

*Ricardo Fiovaranti é CEO da FX Data Intelligence, empresa especialista em visão computacional dirigida por IA, fornecendo insights estratégicos para o varejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...

Circuito Natalino: Balé Folclórico do Amazonas estreia nesta terça-feira

Inserido na programação “O Mundo Encantado do Natal”, o Circuito Natalino leva uma série de espetáculos dos corpos artísticos do Estado, aos espaços culturais,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img