sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioLAZERBOI BUMBÁCom Jender Lobato, Caprichoso comprova importância de gestão dentro do Festival de...

Com Jender Lobato, Caprichoso comprova importância de gestão dentro do Festival de Parintins

O presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, conseguiu quebrar um paradigma que por muitos anos colocou em dúvida até a realização do Festival Folclórico de Parintins. Ele conseguiu unir a parte administrativa e artística sem desmerecer uma para fortalecer a outra. No entendimento do gestor, é importante valorizar o trabalhador que é o grande responsável pela construção do maior espetáculo da Floresta Amazônica.

Historicamente, os bumbás sempre tiveram problemas financeiros por priorizar as apresentações na arena e atrasar o salário dos colaboradores, o que inevitavelmente contribuía para que os bois tivessem problemas na Justiça do Trabalho. Ao assumir o boi-bumbá Caprichoso, ao lado de Karu Carvalho, Jender buscou o equilíbrio na administração.

Uma de suas primeiras ações foi evitar o leilão do Curral Zeca Xibelão, da Escola de Arte, do Galpão de Alegorias e do galpão de figurinos que estavam todos ameaçados. Atualizou o salário de funcionários permanentes como vigiais e trabalhadores do escritório central que estavam atrasados. Enfrentou uma pandemia e, mesmo assim, realizou lives para manter patrocinadores e a torcida próximos do Caprichoso.

Preparou o curral para o recomeço. O boi Caprichoso foi a instituição cultural que mais fez doação de alimentos e mantimentos para a população, para os hospitais, crianças, indígenas e famílias carentes do município. Ainda durante a pandemia efetuou pagamento de marujeiros, dançarinos, tuxauas e outros itens coletivos por participarem das lives do festival, fato inédito na história dos bumbás.

Foi campeão em 2022 e 2023, tornando-se o único presidente que nunca perdeu um festival. Mas, também é o presidente que deu dignidade ao trabalhador, valorização a todos os setores dentro de um planejamento que está semana deixou 100% da folha de pagamento do Boi Caprichoso paga. “Nós honramos todos os nossos compromissos durante quatro anos de gestão, sendo que durante dois anos nós tivemos a pandemia e mesmo assim mantivemos um trabalho sério pautado sempre no compromisso com o trabalhador Caprichoso”, afirmou.

A gestão de Jender tem um outro dado histórico. Além de não deixar que o boi fosse julgado à revelia em ações de administrações passadas, ele não teve nenhum processo novo contra o boi Caprichoso e ainda conseguiu sanar todas as dividas trabalhistas com uma negociação ocorrida durante a semana do Festival. “A negociação limpa o nome do Boi Caprichoso de ações na Justiça do Trabalho e ao mesmo tempo dá ao futuro presidente a possibilidade de firmar convênios com o poder público diretamente nas contas do boi Caprichoso”, disse ele, lembrando que quando assumiu o boi Caprichoso tinha que usar as contas do Movimento Marujada e torcer para que não houvesse bloqueios dos recursos.

O presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, também recolheu devidamente os impostos dos trabalhadores de carteira assinada. “Tudo isso é uma obrigação de quem está na presidência, mas infelizmente nem todo mundo tinha essa preocupação”, lembra.

O Boi Caprichoso encerra, este ano, o ciclo do presidente que deu orgulho à nação azulada, reduziu as dívidas do bumbá, assegurou o respeito e a valorização do trabalhador e colocou o boi da estrela na testa como referência de gestão, de transparência com recursos públicos, de respeito com o Festival e de referência até ao boi contrário.

Fotos: Michel Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img