sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASCom apoio da Sejel, Aquathlon recebeu 120 atletas na Ponta Negra

Com apoio da Sejel, Aquathlon recebeu 120 atletas na Ponta Negra

Com apoio da Sejel, Aquathlon recebeu 120 atletas na Ponta Negra

A Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), realizou na manhã de sábado (30/3), no complexo turístico Ponta Negra, zona centro-oeste, mais uma edição do Aquathlon Amazonas. A competição, que reuniu um total de 120 atletas, abriu o calendário da Federação em 2019, que ainda terá mais seis etapas.

“Foi uma prova surpreendente pelo número de participantes e pelo nível que eles apresentaram já no início do ano”, enfatizou Caio Andre, da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que apoiou a realização do evento.

Divididas em diferentes faixas etárias, as provas do Aquathlon Amazonas são compostas por disputas de natação e corrida pedestre, que variam em distância segundo a idade dos atletas. Como incentivo para a renovação, a competição realizou provas com crianças com idade de 6 a 14 anos. “Foi muito bom ver que o Aquathlon também tem espaço entre as crianças, e que os pais delas valorizam essas atividades”, assinalou Caio.

 

 

 

Desafio e realização

Na categoria Elite, a principal, o primeiro lugar ficou com Jessica Santos, favorita que fez valer toda a expectativa sobre ela. Há 12 anos no esporte, ela já conquistou inclusive etapas internacionais, como o mundial de Aquathlon em 2009, na Austrália, e em 2010, na Hungria (Categoria 20-24 anos). Ela ainda se mantém líder no ranking amazonense e está entre as melhores do Brasil. A atleta, que retomou os treinos diários há pouco tempo, está satisfeita com o resultado e deixou uma mensagem as mulheres.

“Essa conquista teve um gosto a mais por dois motivos. Primeiro porque foi a primeira competição depois de um bom tempo sem conseguir me dedicar direito ao esporte. O segundo é porque fui a segunda atleta a chegar no geral, ou seja, cheguei atrás somente do campeão masculino e mostrei a força das mulheres. Nós podemos!”, incentivou.

 

 

 

Uma das atletas que se destacaram foi Alessandra Mourão, que se sagrou campeã na categoria na categoria de 45 a 49 anos. A atleta – que tem no currículo títulos no Campeonato Brasileiro de Triathlon de Aquathlon 2016, Sesc Triathlon Etapa Manaus 2016, e participação no IronMan 70.3 no Peru (2017), Challenger Half-Brasília (2017) e Iron Man 70.3 Argentina (2018) – se disse muito feliz com a conquista e destacou a importância das competições locais.

“A prova foi muito boa. A prova foi um teste para mim, que estou em preparo para outra prova em agosto. Participei dessa por saber que a parceria Federação e Sejel nos garante boa estrutura, segurança e premiação”, destacou Alessandra.

Início positivo – Para a vice-presidente da Fetriam, Tatiane Medina, a Federação abre seus trabalhos deste ano de forma muito positiva com a realização do evento. “O Aquathlon é a primeira etapa do circuito amazonense, e foi muito positivo. Agradecemos o apoio da Sejel, que foi essencial para a excelência da prova. Mas vale ressaltar que foi só um aperitivo de tudo aquilo que pretendemos realizar neste ano”, comentou.

Tatiane lembrou ainda que o esporte pode expandir para além da capital. “Nós estamos com foco no desenvolvimento do esporte tanto na capital como no interior, e assim vamos buscar concretizar cada objetivo traçado para este ano”, concluiu.

FOTOS: Alcides Netto / Fetriam

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel): Nailson Castro (99113-2311).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img