Manchetes dos jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo, a notícia de que o governo estuda congelar o preço dos combustíveis enquanto durar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia movimenta a economia nesta terça-feira. Na segunda-feira (7), as críticas que o presidente Jair Bolsonaro fez à política de preços da Petrobras fizeram cair o valor das ações da empresa nas bolsas de valores. As críticas, porém, coincidem com as que vêm sendo feitas, entre outros, pelo candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, e pelo relator dos dois projetos que tentam conter o preço dos combustíveis, senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Os dois projetos estão previstos na pauta do Senado para votação nesta quarta-feira (9). E a tendência, segundo apurou o Congresso em Foco, é de aprovação. Os projetos criam uma alíquota única de cobrança do ICMS sobre os combustíveis, à qual os estados poderão aderir imediatamente ou numa fase de transição até o final do ano. E uma conta de compensação para conter os preços que viria da arrecadação de royalties com a exploração de petróleo.
Inicialmente, a equipe econômica do governo era contrária aos projetos. Mas, diante do fato de que era a única solução imediata à vista, passou a aceitá-los. Agora, estuda a ideia mais drástica do congelamento de preços durante a guerra.
REPUBLICADO DE CONGRESSOEMFOCO
It’s greatt that yyou are gettinng ieas from this post aas well as
from our discussion made here.
I’d likke to find oout more? I’d wanbt too find oout more details.
I loved as much as yyou wull receve carred out rigght here.
The setch is attractive, your authorwd material stylish.
nonetheless, you command get gott aan shakinesxs ofer that you wis be
delivering thee following. unwell unquestioonably come further formerly aggain since exaftly the same nerly very offten inside
caqse you shield tnis hike.