A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (04/12), o projeto de lei do executivo municipal que cria o Conselho de Promoção à Igualdade Racial (Compir). A proposta foi aprovada em regime de urgência.
A pauta foi marcada por ter sido enviada pelo executivo após a execução do concurso público da CMM sem cotas raciais e denúncias de racismo por parte da procuradoria da Casa, que afirmou que cotas raciais “são discriminatórias”.
Um dos objetivos do conselho é o combate a todas as modalidades de racismo, discriminação étnico-racial, preconceitos, intolerância religiosa e racismo religioso. A proposta de criação do conselho foi assinada pelo prefeito David Almeida no dia 22 de novembro.
A votação do pedido de urgência aconteceu no dia 27 de novembro e somente o vereador William Alemão votou contra a urgência, pois segundo ele, “a sociedade civil precisa participar” da construção do conselho e deveria ter mais tempo para discutir a proposta. Apesar do voto contrário de Alemão, a CMM aprovou a urgência e nesta quarta-feira o projeto foi aprovado e seguirá para a sanção do prefeito David Almeida.
O conselho será composto por 16 vagas, sendo oito de secretarias e instituições municipais e as outras oito serão para a sociedade civil, instituições ativistas que trabalham no movimento negro, seja capoeira, religiões de matriz africana, mulheres negras, lgbtqiapn+ pretos e outros.
Fonte: Acrítica
Some truly excellent posts on this website , thanks for contribution.
Thankyou for this howling post, I am glad I detected this web site on yahoo.
I like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your blog and check again here frequently. I’m quite certain I will learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!
Thankyou for all your efforts that you have put in this. very interesting info .
It’s actually a great and useful piece of info. I am satisfied that you just shared this helpful info with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.