sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCIÊNCIACientistas observam evento ultrarraro de física de partículas

Cientistas observam evento ultrarraro de física de partículas

Cientistas da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Cern, na sigla em inglês), maior laboratóriode física de partículas do mundo, descobriram um processo ultrarraro de decaimento de partículas, abrindo caminhos para descobertas além do modelo padrão da física, que estuda e descreve a composição de toda a matéria.

A equipe de cientistas responsáveis pelo NA62, experimento dedicado a estudar decaimentos raros de káons, apresentou, em um seminário, a primeira observação experimental ultrarrara da decadência de um káon carregadoem um píon carregado e um par de neutrino-antineutrino. O modelo padrão da físicade partículas prevê que menos de um em 10 bilhões de káons decairá dessa forma.
Print screen de slide do seminário da Cern sobre experimento NA62, 2024
Representação visual do resultado do experimento: um káon carregado em um píon carregado e um par de neutrino-antineutrino(foto: JSwallow/CERN)

A descoberta equivale a 5 sigma, o que, de acordo com o critério usado na físicade partículas para anunciar uma novidade, é considerado “nível ouro”.

Essa difícil análise é o resultado de um excelente trabalho em equipe, e estou extremamente orgulhosa deste novo resultado“, disse, em comunicado, Cristina Lazzeroni, professora de física de partículas na Universidade de Birmingham e ex-porta-voz do NA62.

O resultado é uma combinação de experimentos feitos anteriormente em 2021–22 e 2016-18. Os dados coletados em cada experimento ajudaram a adaptar e aprimorar o experimento deste ano.

Para o porta-voz do NA62 e professor da Universidade de Florença, Giuseppe Ruggiero, “este é o ápice de uma década de trabalho“. “Procurar efeitos na natureza que acontecem cerca de uma vez em cada 10 bilhões de testes é fascinante e desafiador“, acrescentou.

O experimento NA62 ainda está em andamento. Os cientistas esperam confirmar ou descartar a presença de novas partículas nos próximos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img