sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioINTERIOR DO AMAZONASParintinsChuva intensa deixa rastro de sujeira e danos pelas ruas de Parintins

Chuva intensa deixa rastro de sujeira e danos pelas ruas de Parintins

A chuva intensa que atingiu o município de Parintins, a 369 km de Manaus deixou centenas de famílias desabrigadas e revelou uma série de problemas causados pelo acúmulo de lixo e falta de pavimentação das vias públicas da ilha Tupinambarana.

A vereadora Brena Dianná ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Parintins, nesta terça-feira (5), para relatar o drama vivido por centenas de pessoas que estão morando abrigo improvisado, enquanto suas casas não tem condições de habitação. “Eu estou solicitando da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obras a realização de um mutirão de limpeza das vias de acesso aos bairros Lady Laura, Jacareacanga, Pascoal Alaggio, tendo em vista o que veio em decorrência dessas águas.

O lixo foi para dentro das casas e também se concentra nas ruas e nas vias de acesso. Tem vias de acesso que a gente nem pode considerar ruas porque não chegou ali a urbanização, não chegou ali o asfalto, não chegou o tratamento de esgoto, o sistema de drenagem. Se já era ruim, agora tá pior”, relatou a vereadora Brena Dianná que pediu urgência no processo de limpeza e serviço de retirada da sujeira.

Obras inadequadas

Com a inundação, os problemas já existentes nas vias, em decorrência de obras executadas de forma inadequada foram evidenciados. Um dos exemplos é a estrada da comunidade do Macurany, que apesar de ter passado por obras de reparo no asfalto em 2021, apresenta riscos para os que trafegam pela pista.

Sem sistema de drenagem, bueiros ou valas, a pista apresenta agora outra ameaça para os motoristas. “Um enorme buraco na lateral da estrada, nas proximidades do Banho da Cristina, precisa de uma ação imediata da Secretaria de Obras e Serviços Públicos a fim de evitar danos maiores, como o desabamento da estrada em virtude da profundidade do buraco”, alertou Brena Dianná.

Em agosto do ano passado, durante a execução da obra de pavimentação na estrada Parintins-Macurany, o prefeito Bi Garcia garantiu a durabilidade do serviço e o emprego de material de boa qualidade nas obras da via. “Nós priorizamos a estrada do Macurany justamente pela buraqueira que existe naquele trecho localizado na metade da estrada. Nós estamos metendo agora asfalto de qualidade, tipo CBUQ, que é com 5 cm”, enfatizou o prefeito, na época.

Doações

A vereadora agradeceu o apoio prestado pelo deputado estadual Fausto Junior, que atendendo o seu pedido e participou da campanha de coleta de donativos para as vítimas da enchente. “O deputado Fausto Junior me ajudou a trazer as doações para a população parintinense. De avião, trouxemos inúmeras cestas básicas, kits de emergência, compostos de colchonete, cobertor, creme dental, sabonete. Trouxemos tudo o que as pessoas estão precisando emergencialmente”, explicou.

Brenna Dianná esclareceu ainda que a campanha não chegou ao fim. “Mais coisas estão chegando de barco porque não deu para vir tudo no avião. Este material será entregue durante a semana”, garantiu a parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img