sábado, novembro 23, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASChibatão e Super Terminais ganham licença para portos no rio Amazonas

Chibatão e Super Terminais ganham licença para portos no rio Amazonas

Como forma de reduzir impactos da seca dos rios do estado no transporte de insumos e produtos para o polo industrial da ZFM (Zona Franca de Manaus) e o comércio da capital, o governador Wilson Lima anunciou neste dia 22 de julho a concessão de licença ambiental prévia para que as empresas Chibatão e Super Terminais instalem portos flutuantes provisórios no rio Amazonas.

As licenças ambientais foram concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

 Os portos provisórios serão instalados entre Itacoatiara e a enseada do rio Madeira.

Conforme o governo, essas são as primeiras de quatro licenças ambientais necessárias para a realização das obras para a instalação das estruturas portuárias.

“Os píeres são uma alternativa caso a dragagem que será realizada no rio pelo governo federal não seja o suficiente para a circulação de navios cargueiros. É uma medida importante porque elimina a possibilidade de desabastecimento em Manaus e outros municípios”, disse Lima.

Etapas

De acordo com o Ipaam, para a concessão de licenças, além da vistoria no local, foi feita análise dos requisitos exigidos das empresas.

A licença de instalação é a próxima etapa do processo e requer estudos de impactos ambientais e análises de risco.

“É a primeira vez que se licencia uma estrutura como essa. Ainda existe solicitação de estudos que as empresas devem entregar, assim como existem simulados antes da operação principal que a empresa vai fazer”, disse o diretor do Ipaam, Juliano Valente.

“Essa estrutura é importante porque, juntamente com o governo, conseguimos estruturar uma estratégia e uma infraestrutura para que possamos realmente ter uma solução para minimizar os impactos da estiagem”, disse o diretor do grupo Chibatão, Jhony Fidélis.

O supervisor de inovações e projetos do Super Terminais, Thiago Faria, disse que serão levados para o rio Amazonas quatro módulos, de 60 metros cada um.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, disse que o Governo do Estado está agindo para minimizar os impactos da vazante dos rios e da estiagem.

Serafim Corrêa, secretário da Sedecti diz que que governo age rápido para minimizar os impactos da vazante dos rios e da estiagem. | Foto: Roberto Carlos/Secom

“Esses portos estão aptos a fazer o transbordo da carga dos navios para balsas, de tal forma que nós não teremos interrupção na entrada e na saída de mercadorias para Manaus”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img