sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEChefs dão dicas para surpreender no Natal com pratos de inspiração amazônica

Chefs dão dicas para surpreender no Natal com pratos de inspiração amazônica

 

Um dos melhores momentos das festas de fim de ano é aquele em que a família se reúne à mesa para apreciar uma ceia. Essa memória se torna ainda mais especial quando os pratos, ainda que tradicionais, como o peru, ganham toques únicos, como os temperos da cultura própria de cada região. Por aqui, culinaristas experientes garantem que, além de trazer inspirações amazônicas à essas refeições, é possível substituir completamente um prato por outro que seja genuinamente local, como o pirarucu, por exemplo.

Os chefs Ícaro Cardoso e Elisângela Castro, professores do curso técnico em Gastronomia do Centro de Ensino Técnico (Centec), listam ingredientes e dão o passo a passo de receitas que podem fazer com que qualquer refeição natalina, seja almoço ou jantar, ganhe um toque todo especial.

“Quando pensamos em uma refeição, é sempre interessante ter uma ordem. Primeiro a entrada, depois o prato principal e por último a sobremesa. Por isso, a minha dica para abrir o paladar é fazer bolinhos de macaxeira, um ingrediente típico da nossa região. É fácil, rápido e muita gente adora”, afirma Ícaro.

Receita fácil
Para fazer o bolinho de macaxeira, é necessário ter 500 gramas de mandioca cozida; 2 ovos; 400 gramas de carne seca; 1 cebola média picada; 1 tomate sem pele picado; 1 dente de alho picado; farinha de rosca para dar o ponto; sal e pimenta-do-reino a gosto; além de óleo para fritar.

“Em um prato, amasse bem a mandioca e transfira para uma vasilha. Depois, misture com os ovos, mexa e reserve. Em uma panela, refogue brevemente a cebola e o alho picado. Em seguida, adicione o tomate e misture. Depois, ponha a carne seca e deixar fritar um pouco. Por último, junte a mistura de mandioca e ovo e mexa até ficar homogêneo.

Coloque a farinha de rosca aos poucos até dar o ponto de modelar. Para encerrar, faça bolinhas iguais e reserve em uma forma com papel manteiga. Daí é só fritar em óleo quente até dourar e depois servir”, orienta o chef.

Chester com farofa regional
No prato principal, para quem gosta de manter a tradição, mas ainda assim quer inovar, a chef Elisângela traz uma opção. “Temos uma abundância de ingredientes únicos na nossa região, então é muito interessante poder aproveitá-los em uma ocasião especial. Uma dica é rechear o chester ou peru com uma deliciosa farofa que leva tucumã, banana frita, cheiro verde e pimenta cheirosa”, comenta Elisângela.

Os ingredientes são: 300 gramas de farinha de Uarini ‘ovinha’; azeite (a gosto); lascas de tucumã (a gosto); banana frita (a gosto); cheiro verde (opcional); e pimenta cheirosa (opcional). “Comece refogando a cebola no azeite, adicionando a pimenta cheirosa até dourar. Acrescente o tucumã e a banana frita. Por fim, torre a farinha”, explica ela.

Pirarucu bacalhau
Quando se fala em culinária amazônica, é difícil não citar pelo menos um peixe. Por isso, para quem prefere um prato diferente e que valorize esse ingrediente, a dica é bacalhau pirarucu. “Essa espécie é chamada de bacalhau amazônico e não é à toa. Quando bem preparado, temos um prato delicioso e irresistível”, comenta a docente.

Para preparar, é necessário: 200 gramas de pirarucu salgado; 2 colheres de sopa de azeite; 1 tomate médio cortado em rodelas; 1 pimentão verde médio, cortado em rodelas; 1 colher de sopa de ervilhas; 1 cenoura média cozida em rodelas; 1 colher de sopa de cheiro-verde picado; 2 batatas cozidas, cortadas em rodelas; 1 ovo cozido em rodelas.

“Dessalgue o pirarucu, desfie-o e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, o tomate, a cebola, o pimentão, as ervilhas e a cenoura por cinco minutos.

Acrescente o pirarucu desfiado e cozinhe por mais cinco minutos. Adicione o cheiro-verde e desligue o fogo. Em uma travessa, coloque o pirarucu e disponha as batatas, os ovos e as azeitonas ao redor. Sirva acompanhado de arroz branco”, aconselha a chef.

Lasanha caboclinho
Quando se fala em cozinha, sempre tem aquela pessoa apaixonada por massas. Se você é uma delas, uma boa opção é preparar uma lasanha caboclinho. O nome é uma alusão ao famoso sanduíche amazonense que leva tucumã, queijo e banana frita.

“A versatilidade que uma boa lasanha oferece em praticidade e tempo de preparo são inúmeras. Essa receita leva 1 pacote de 500 gramas de massa para lasanha ou um pão de forma sem as bordas; 300 gramas de queijo coalho em fatias; 300 gramas de polpa de tucumã; e 5 bananas pacovã maduras, cortadas e fritas”, explica o chef Ícaro.

Para fazer, comece colocando 2 colheres de manteiga ou margarina em uma panela. Deixe derreter, acrescente 2 colheres de farinha de trigo. Frite por um minuto. Depois coloque 500 ml de leite e mexa sem parar até formar um mingau. Acrescente pimenta-do-reino, uma pitada de sal e noz-moscada. Por fim, coloque uma mistura de creme de leite e misture bem.
“Separe o queijo, o tucumã e a banana frita. Em um refratário ou assadeira, coloque um pouco de molho para forrar o fundo. Depois, ponha a primeira camada de massa e, sucessivamente, coloque queijo, banana frita e tucumã com um pouco mais do molho em todas as camadas. Repita até completar a forma. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Para finalizar, coloque queijo coalho ralado e leve ao forno por 30 minutos”, indica o chef.

Creme de cupuaçu
Para finalizar e marcar o almoço ou jantar natalino, a dica do chef Ícaro é encerrar com um creme de cupuaçu, fruta típica da Amazônia. Você vai precisar de: 250g de polpa de cupuaçu; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 1 pacote de biscoito de maizena; chocolate meio amargo.

“Reserve apenas a polpa do cupuaçu. Em seguida, junte a polpa com o leite condensado e o creme de leite num liquidificador, e bata até obter um creme bem denso e homogêneo. Para compor o doce, triture biscoitos de maizena em uma trituradora ou manualmente. Numa forma, ou em recipientes individuais, cubra o fundo com o creme de cupuaçu. Depois espalhe os biscoitos de maizena moídos e volte a cobrir com o creme sobrante. Por fim, decore com raspas de chocolate. Coloque na geladeira por 4 horas antes de servir”, orienta o chef.

Foto: Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img