quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASCaprichoso apresenta espetáculo de resistência cultural na Live Parintins 2021

Caprichoso apresenta espetáculo de resistência cultural na Live Parintins 2021

Na vanguarda do Festival Folclórico de Parintins, o bumbá revoluciona o formato de apresentação online e defende temática específica para o evento

O Boi Caprichoso entra no Bumbódromo para fazer história neste sábado (26/06), na Live Parintins 2021. O bumbá, na vanguarda do Festival Folclórico de Parintins, revoluciona o formato de apresentação online e leva para a arena a temática “Caprichoso: Cultura que Resiste”, em referência as duas temporadas cujas atividades artísticas foram paralisadas, em virtude da pandemia da Covid-19, e as demais intempéries da lida cabocla. O espetáculo também enfatiza o impacto da maior enchente já registrada em Parintins, a qual atingiu de forma direta e com maior intensidade as áreas populacionais do reduto tradicional azul e branco.

Marcada para iniciar às 20h e 30min (Horário de Manaus), a apresentação do Boi Caprichoso segue uma dinâmica que parte da exaltação da fé do caboclo, mergulha na tradição azul e viaja nos contos e narrativas da Amazônia. Segundo o presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, o espetáculo demonstra a resistência dos povos da floresta em um cenário ainda desafiador para a arte.

“Nós resistimos durante dois anos com a pandemia e os trabalhadores da cultura ainda sentem o impacto de ficar sem sua única fonte de renda. Neste período perdemos baluartes, compositores, cantores, artistas e famílias tradicionais que foram completamente destruídas. Resistimos ainda a uma grande enchente, na qual vimos nosso povo da Francesa, Santa Rita, Palmares e Santa Clara encarar dias difíceis com as casas completamente submersas”, enfatiza.

O Caprichoso trabalha com ideia de compactar três noites de festival em uma só, com uma estrutura gigantesca de alegorias e uma riqueza inédita de figurinos. De acordo com o presidente do bumbá, Jender Lobato, o Caprichoso encara esta transmissão como se fosse uma disputa de festival. “Nós estamos muito focados em mostrar o melhor que temos dentro dos nossos galpões, com materiais que ilustram muito bem a qualidade do artista parintinense, com o padrão de arena do Bumbódromo”, destaca.

Elenco e espetáculo

Todos os itens do festival (individuais e coletivos) estarão representados na arena, mas com o elenco reduzido em virtude dos protocolos sanitários. O diretor artístico do Caprichoso, Edwan Oliveira, explica que o espetáculo alinha um padrão de qualidade técnico, artístico e emocionante.

“Estamos todos entrosados e aguardando a hora de mostrar tudo aquilo que ensaiamos. É claro que se trata de uma festa diferente, na qual tivemos que nos adaptar ao número de brincantes e por mais que seja um festival simbólico, o evento reacende nosso sentimento maior, que é o Boi Caprichoso. Tenho certeza que o Brasil e o mundo vão se emocionar com tudo”, ressalta.

A apresentação do bumbá reúne mais de vinte módulos alegóricos, com dimensões que reforçam a grandiosidade do espetáculo. O ritual indígena, por exemplo, possui 40 metros de boca de cena. “Compactar três noites em uma só não foi difícil, o mais desafiador foi compactar tanto sentimento numa única noite”, explica Nakanome.

A Live Parintins 2021 marca a estreia do novo levantador de toadas do Boi Caprichoso, Patrick Araújo. O artista foi um dos destaques do ensaio geral realizado na noite desta sexta-feira (25/06), ao demonstrar muita segurança. O artista explica que mantém-se concentrado para desempenhar um papel primoroso durante o evento. “A expectativa é a melhor possível. Eu vivo o momento mais especial da minha vida e me sinto honrado de receber a confiança da diretoria e de toda nação azul e branca”, expressa.

O repertório musical azul e branco envolve obras antológicas que remetem aos anos 90, no auge de Arlindo Jr (In Memoriam), o Pop da Selva, e apresenta também toadas contemporâneas que fazem a trilha sonora do espetáculo na arena. A transmissão da festa é feita pela TV A Crítica, emissora que detém o direito das imagens do Festival Folclórico de Parintins.

Fotos: Pedro Coelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img