CANUTAMA. A VOLTA POR CIMA DA PRINCESINHA DO PÚRUS
Canutama, um dos municípios do sul do Amazonas(650 quilometros de Manaus), e com população de aproximados 16 mil habitantes, tem sofrido por conta a subida das aguas do Rio Purus. O prefeito decretou situação de emergência para conseguir agir com a mesma velocidade da enchente. Esta semana o chefe do executivo município Otaniel Lyra está em viagem para capital federal, onde participa de 8 a 11 de abril, da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Prefeitos de todas as regiões do Brasil participam, com o objetivo de discutir com os congressistas e Governo Federal as pautas dos Municípios. “Canutama, assim como o a grande maioria dos municípios brasileiros, depende do Governo Federal para muitas coisas. Precisamos sempre nos fazer presentes nessas pautas em Brasília”, explica Otaniel.
O VICE-PREFEITO
Enquanto o prefeito está na articulação politica em Brasília, o vice prefeito da cidade, Euraney Silva Costa (Doutor Ney) ficou na chefia do executivo municipal, nas ações que tentam levar a tranquilidade à população, inquieta por diversos problemas estruturais. Doutor Ney conta com o apoio dos vereadores aliados (Carlos Alberto Macaxeira, Babá, Valtemar, Marlete e Joelia Almeida – Presidente da Câmara de Vereadores). “Quando todos trabalham na mesma direção o fardo da administração pública é menos pesado. Apesar do compromisso firmado por nosso governador de reiniciar as obras em nossa cidade, o dia-a-dia da população continua pesado, porque as obras só se iniciam com o fim das chuvas. Estamos sobrevivendo”, explica o vice prefeito.
Manaus – Canutama – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE), deputado estadual Josué Neto (PSD), entrou com um requerimento no inicio da semana passada , pelo qual solicita de forma oficial ao governo do estado que obras de pavimentação no município de Canutama sejam retomadas. O documento foi encaminhado ao secretário de Infraestrutura do Estado, Carlos dos Reis Lima.
De acordo com Josué Neto, a continuidade das obras de pavimentação é de grande importância, uma vez que toda a população está sendo prejudicada com a paralisação. “Os nossos irmãos de Canutama estão com dificuldades de acesso nas ruas, sem contar o perigo de acidentes com crianças, idosos e mulheres, além dos próprios condutores que trafegam no município. A paralisação das obras tem prejudicado, sobretudo, o comércio, que vem sofrendo dificuldade no escoamento de produtos e serviços”, destacou.
Segundo os moradores, as obras estão paralisadas desde outubro do ano passado e, com a chegada do período chuvoso, a situação agravou e atrapalha os munícipes. “O nosso pedido tem a finalidade de buscar uma melhor qualidade de vida para a população de Canutama que precisa de mais atenção, assim como todos os nossos municípios do interior”, concluiu.
Capacitação
Enquanto a vida dos canutamenses não voltam ao normal por conta da subida das aguas do rio Purús, parcerias importantes firmadas pela prefeitura junto ao Governo do Amazonas, tem levado educação profissional e expectativa de melhores dias para a população. É o caso do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que deu início ao período de aulas com os cursos de enfermagem, agente comunitário, agente de saúde, técnico jurídico entre outros. “A subida das aguas atrapalham sim, mas não paramos de buscar oportunidades e melhorias para nossa população. Essa é a força do povo canutamense, trabalhar, trabalhar e trabalhar”, finalizou Doutor Ney.