quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADECâmara Municipal de Manaus ouve representantes de PCDs em Audiência Pública sobre...

Câmara Municipal de Manaus ouve representantes de PCDs em Audiência Pública sobre mediadores escolares

Audiência é fruto de requerimentos de quatro vereadores da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta terça-feira (25/04), uma Audiência Pública sobre a importância dos mediadores escolares na rede municipal de ensino para acompanhamento de Pessoas com Deficiência (PCDs). A reunião é resultado de requerimentos de quatro vereadores da Casa Legislativa, aprovados em sessão plenária no dia 5 de abril.

Os requerimentos foram feitos pelos vereadores Rodrigo Guedes (Podemos), Capitão Carpê (Republicanos), Jaildo Oliveira (PCdoB) e Professor Samuel (PL), que também participaram da discussão no plenário. Pais, mães, ativistas, autoridades na área de Educação e defesa de PCDs estiveram presentes na Audiência Pública.

O vereador e presidente da Comissão de Educação da CMM, Professor Samuel, destacou a relevância da discussão para expor o cenário dos mediadores nas escolas, e principalmente, trabalhar em medidas que atendam de forma integral as deficiências encontradas na modalidade.

“É importante porque o número de autistas têm crescido muito na cidade de Manaus e o processo de inclusão é importantíssimo. Todas as escolas municipais a gente acompanha como vereador e fiscalizador. Nós tínhamos há dois anos um número bastante reduzido de mediadores e isso fez com que tivéssemos a necessidade de uma Audiência Pública para mostrar o que está acontecendo”, afirmou o Professor Samuel.

A Audiência Pública foi comemorada por associações e entidades presentes na reunião. É o caso do Grupo Super Mães, presidido por Lucia Ayres e que reúne mães de pessoas com deficiência do Amazonas. Segundo ela, a presença de mediadores é um passo fundamental para o desenvolvimento de crianças com deficiência.

“É uma audiência muito esperada, o momento da gente dizer ‘basta’, para os nossos filhos serem olhados com respeito. Precisamos de mediadores, de uma pessoa que dê esse apoio para o nosso filho. São anos de espera e se a maneira da gente chegar for essa, esse dia chegou”, afirmou Lúcia.

Vice-presidente do Instituto Amigo Anjo, que também atua dando assistência para Pessoas com Deficiência, Rosane Queiroz agradeceu a oportunidade de ampliar o debate sobre o assunto.

“Eu sou militante desde 2010 antes da lei e estamos batendo nisso não de agora para que seja implementado de fato, porque nem a rede municipal e estadual oferecem de forma concreta. Ia ser um apoio muito grande a presença dos mediadores, levando as crianças para um futuro melhor e com melhor desempenho em sala de aula”, disse Rosane.

Foto: Diego Caja – Dicom/CMM
Link fotos: https://wetransfer.com/downloads/e6b185ce7fe6a08b5d17e38df004a0f620230425204932/206833/grid

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img