Câmara aprova Dia de Marielle Franco em homenagem a defensores de direitos humanos

3
10


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (26) o projeto de lei que cria o Dia Marielle Franco – Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos. A data escolhida é 14 de março, em memória do assassinato da vereadora do PSOL e de seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

A proposta agora segue para análise do Senado. Atualmente, o dia 14 já é marcado como o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça, criado em 2023.

A votação gerou reação da oposição, que tentou retirar o nome de Marielle do texto. A emenda foi rejeitada por 231 votos a 202, com 8 abstenções.

O deputado Luiz Lima (Novo-RJ) argumentou que não seria adequado associar a lei a uma pessoa específica. “Vai contra as nossas regras nominar qualquer projeto de lei numa figura que representa um lado político, uma ideologia. Então, nós estamos quebrando uma regra da nossa própria Constituição e das normas internas desta Casa”, afirmou.

O deputado Sargento Gonçalves também criticou a proposta. “A orientação da Oposição é “não”. E eu vou repetir mais uma vez: defendemos a ideia de direitos humanos para todos. A Esquerda é conhecida por deter a exclusividade de defender o direito dos humanos, que é direito para criminosos”, declarou.

Câmara dos deputados

Câmara dos deputados aprovou o Dia de Marielle, votação agora vai para o Senado (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Esquerda defende Dia de Marielle

Parlamentares da base governista, por outro lado, defenderam a homenagem. “Marielle é uma referência para nós. Assim como tantas outras pessoas também são referências, é preciso que nós reconheçamos o trabalho de uma mulher negra, favelada e que teve a sua morte vinculada inclusive a um trabalho que fazia”, afirmou Tadeu Veneri (PT-PR).

Se aprovado no Senado e sancionado, o Dia Marielle Franco passará a integrar oficialmente o calendário nacional.





Fonte: ICL Notícias

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui