Um dos principais ativos educacionais do governo do Amazonas chama-se Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, popularmente conhecido como CETAM, que está em Manaus e todos os demais 61 municípios estado. A educação profissionalizante é um importante passo na capacitação dos mais jovens e no reenquadramento dos mais velhos, de acordo com as tendencias de mercado e cursos oferecidos pelo Centro.
Na Capital Manaus, a demanda é muito grande. E pensando nisso, mais um prédio, o quarto(4º) do CETAM, está em fase adiantada de construção, na Zona Norte da cidade. Nesta quinta-feira o Governador Wilson Lima, acompanhado por diversos vereadores, foi ver de perto, as obras do primeiro complexo educacional público da região, com entrega programada para o mês de julho. Pelo menos 4,5 mil alunos serão capacitados por ano. Um importante incremento no capital pessoal do mercado de trabalho amazonense. A nova unidade do Cetam terá dois pavimentos com seis salas de aula e 11 laboratórios para aprendizado de artesanato, culinária; corte e costura, informática. Além disso, o espaço contará com um salão de beleza próprio, equipado para ajudar a profissionalizar os alunos que optarem por cursos como cabeleireiro, colorimetria e barbearia.
O vereador de Manaus, Caio Andre Pinheiro de Oliveira parabenizou a estrutura do local e o investimento. “Investir em conhecimento e profissionalizar a população é garantir possibilidades para a população. As oportunidades de trabalho estão aí e é preciso conhecimento técnico para preencher as vagas. O Governo do Estado está de parabéns por esse importante investimento que vai garantir cidadania e dignidade para os trabalhadores e as famílias”, elogiou Caio.
Além dessa unidade, de 3.555m2 que será entregue no segundo semestre de 2021, aulas remotas são oferecidas pelo Cetam com suas três unidades. Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra(Colônia Oliveira Machado-Zona Sul), Instituto Benjamin Constant(Centro – Zona Sul) e Escola de Formação Profissional Estelio Dalison (São Jorge – Zona Oeste).