Bunkers de luxo na Finlândia atraem interesse em meio ao risco de guerra

0
17


O medo de uma guerra na Europa vem atraindo os olhares de diversas pessoas aos luxuosos bunkers subterrâneos da Finlândia, no norte europeu. Além de servir de abrigo antiaéreo, a estrutura possui piscinas, saunas e até mesmo parques de diversão.

A construção foi feita no leito magmático de Helsinque, capital do país. Ao todo, são 50.500 abrigos de defesa civil, com capacidade para 4,8 milhões de pessoas — 85,71% da população do país, que é de 5,6 milhões.

As piscinas comportam até 3.800 pessoas e podem ser esvaziadas e transformadas em um abrigo à prova de bombas em apenas 72 horas.

“Este é o maior abrigo de defesa civil do mundo equipado com uma piscina” conta Teemu Raatikainen, chefe de manutenção do local há quase 30 anos.

Finlândia

Bandeira da Finlândia

Muito além do conforto, esses bunkers oferecem uma proteção que é capaz de resistir a explosões, colapsos de edifícios, radiação e substâncias tóxicas.

Os abrigos são localizados em áreas de alta densidade populacional. Todos os edifícios ou complexos habitacionais do país com uma área útil superior a 1.200m² são obrigados por lei a ter um bunker.

Estratégia da Finlândia

A Finlândia se baseou em investimentos militares de longo prazo e preparação para emergências. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, o tema levantou o interesse de diversos países.

“Gostamos desse uso multifuncional de nossos abrigos, tanto em tempos de paz quanto em tempos de guerra”, explica Jarkko Hayrinen, oficial sênior de resgate do Ministério do Interior da Finlândia. “Os abrigos são muito bem mantidos porque as pessoas os utilizam em tempos normais”, completa.

Para Matti Pesu, pesquisador sênior do Instituto Finlandês de Relações Internacionais, a cultura finlandesa de envolver todos os setores da sociedade na segurança do país se formou, principalmente, após a Finlândia ter se juntado à aliança militar da Otan em 2023.

“Os abrigos de proteção civil são um símbolo tangível de como as autoridades estão se preparando para proteger os cidadãos em situações de emergência”, afirma.

No início de abril, a Finlândia anunciou que irá aumentar o investimento em áreas de defesa nacional para pelo menos 3% do PIB até 2029.



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui