ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou nesta sexta-feira (16) o primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A detecção ocorreu no município de Montenegro, e levou à declaração de emergência zoossanitária por 60 dias na região, abrangendo um raio de dez quilômetros ao redor do estabelecimento afetado.
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, havia registrado surtos anteriores da doença apenas em aves silvestres. A confirmação em uma granja comercial representa uma nova fase no monitoramento da doença no país.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou que as medidas visam a conter e erradicar o foco, além de preservar a capacidade produtiva do setor e garantir a segurança alimentar da população. Ele também confirmou que a China, maior parceiro comercial do Brasil, suspendeu as compras de carne de frango brasileira.
Ele ressaltou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, e que o risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas). Portanto, a população pode continuar consumindo produtos avícolas inspecionados com segurança.
Esse é o primeiro foco de IAAP (influenza aviária) detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.
Gripe aviária: Mapa segue monitorando áreas em outros estados
Além disso, o Mapa está monitorando a situação em outras áreas do estado. Na terça-feira (13), o parque zoológico de Sapucaia do Sul, localizado a 50 quilômetros de Montenegro, registrou a morte de 38 cisnes e diferentes espécies de patos. O parque permanece fechado para visitação e investiga os casos.
O Mapa informou que está tomando as providências necessárias para controlar a situação e comunicou oficialmente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os parceiros comerciais do Brasil sobre o ocorrido.
O governo brasileiro reforça que está adotando todas as medidas necessárias para controlar a disseminação da gripe aviária e proteger a saúde pública e a economia do setor avícola.
Fonte: ICL Notícias