Em meio a uma grande expectativa de realização, a pavimentação ou reconstrução da BR-319, anseio demais de 20 anos da população amazonense, segue paralisada. Apesar da reconhecida necessidade, muitos são os problemas para a efetivação dessa obra que possui 905 quilômetros de extensão e que integraria Amazonas e Roraima definitivamente, logisticamente falando, ao demais estados do Brasil.
Para dificultar ainda mais a vidas milhares de pessoas que residem na região, uma serie de obstáculos burocráticos tem adiado, para tempo ainda não definido, o sonho de trafegabilidade da BR-319 e de uma vida menos difícil para as famílias que ocupam as terras.
Nos últimos meses a força das aguas causaram alguns transtornos, o que é considerado normal devido aos altos indices pluviométrico da região. Mas além disso, novas e novas exigências, feitas pelos órgãos ambientais e ministérios públicos, também dificultam por todos os lados os trabalhos prometidos pelo governo federal desde o primeiro dia de Governo Bolsonaro.
A ultima pendenga foi a suspensão das AUDIÊNCIAS PUBLICAS, determinada pela justiça, sob a justificativa de aglomeração em tempo de pandemia. Tal suspensão foi cassada na ultima segunda-feira, 27 de setembro e as AUDIÊNCIAS PUBLICAS, em diversos locais (municipios) voltaram a ser realizadas, como pre requisito na LIBERAÇÃO/AUTORIZAÇÃO de reinicio das obras.
Somente esta semana já foram realizadas três audiências. Manaus (segunda 27.09), Careiro (terça 28.09), Manicoré (quarta 29.09) e na proxima sexta-feira , 01.10, será realizada em Humaitá, a ultima e maior cidade localizada na Rodovia.
———-
PROBLEMA NA AUDIÊNCIA PUBLICA EM MANAUS. PESQUISADORES DO INPA CRITICAM, MAS NÃO ACEITAM CRITICAS sobre a BR-319.
Na audiência publica realizada em Manaus, mais um problema para os que são a favor da BR-319.
De acordo com os pesquisadores do INPA ( INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA), A BR-319 NÃO garante viabilidade ECONÔMICA, nem SOCIAL e que não há capacidade técnica para realização da obra, APONTANDO ERROS INCLUSIVE NOS estudos tecnicos já realizados e apresentados pelo ministério da infraestrutura. As alegações e opinião dos pesquisadores, claro, foi rebatida pelos que pensam contrário, o que gerou mais um problema a ser resolvido, chegando o assunto a ser abordado em um dos jornais mais importantes do Brasil , FOLHA DE SÃO PAULO, com o teor de XENOFOBIA , possivelmente praticados por amazonense contra um pesquisados AMERICANO do INPA.
O ato referente a XENOFOBIA é completamente descartado por quem participou da AUDIÊNCIA PUBLICA, inclusive sendo apontado no sentido contrário, com o PESQUISADOR AMERICANO sendo o agente de tal atitude para com os amazonenses, tendo o mesmo pesquisador desconsiderado o conhecimento de quem vivem na BR-319.
—————–
Em cima dos fatos, resumidos acima, o presidente da Associação de Amigos da BR-319, André Marsilio, que acompanha praticamente todas as ações relativas a esse assunto, gravou um vídeo no qual aborda as dificuldades enfrentadas e a falta de cuidado de órgãos como o INPA , que se posicionam radicalmente CONTRA a PAVIMENTAÇÃO/RECONSTRUÇÃO DA BR-319. Andre Marsilio afirma a continuidade das AUDIÊNCIA PUBLICAS e QUESTIONA PONTOS, para ele FUNDAMENTAIS na elucidação de alguns problemas.
———–
veja o video aqui
.
saiba mais sobre a BR-319, clicando no link abaixo.
BR-319. QUANDO NASCEU, O PORQUÊ E QUAL O OBJETIVO QUANDO FOI INICIADA EM 1968 E INAUGURADA EM 1976