sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSem categoriaBR-319. AUDIÊNCIAS PUBLICAS continuam e esforços para para retomadas da OBRA não...

BR-319. AUDIÊNCIAS PUBLICAS continuam e esforços para para retomadas da OBRA não param !

Em meio a uma grande expectativa de realização, a pavimentação ou reconstrução da BR-319, anseio demais de 20 anos da população amazonense, segue paralisada. Apesar da reconhecida necessidade, muitos são os problemas para a efetivação dessa obra que possui 905 quilômetros de extensão e que integraria Amazonas e Roraima definitivamente, logisticamente falando, ao demais estados do Brasil.

Para dificultar ainda mais a vidas milhares de pessoas que residem na região, uma serie de obstáculos burocráticos tem adiado, para tempo ainda não definido, o sonho de trafegabilidade da BR-319 e de uma vida menos difícil para as famílias que ocupam as terras.

Nos últimos meses a força das aguas causaram alguns transtornos, o que é considerado normal devido aos altos indices pluviométrico da região. Mas além disso, novas e novas exigências, feitas pelos órgãos ambientais e ministérios públicos, também dificultam por todos os lados os trabalhos prometidos pelo governo federal desde o primeiro dia de Governo Bolsonaro.

A ultima pendenga foi a suspensão das AUDIÊNCIAS PUBLICAS, determinada pela justiça, sob a justificativa de aglomeração em tempo de pandemia. Tal suspensão foi cassada na ultima segunda-feira, 27 de setembro e as AUDIÊNCIAS PUBLICAS, em diversos locais (municipios) voltaram a ser realizadas, como pre requisito na LIBERAÇÃO/AUTORIZAÇÃO de reinicio das obras.

Somente esta semana já foram realizadas três audiências. Manaus (segunda 27.09), Careiro (terça 28.09), Manicoré (quarta 29.09) e na proxima  sexta-feira , 01.10, será realizada em Humaitá,  a ultima e maior cidade localizada na Rodovia.

———-

PROBLEMA NA AUDIÊNCIA PUBLICA EM MANAUS.  PESQUISADORES DO INPA CRITICAM, MAS NÃO ACEITAM CRITICAS sobre a BR-319.
Na audiência publica realizada em Manaus, mais um problema para os que são a favor da BR-319.

De acordo com os pesquisadores do INPA ( INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA), A BR-319 NÃO garante viabilidade ECONÔMICA, nem SOCIAL e que não há capacidade técnica para realização da obra, APONTANDO ERROS INCLUSIVE NOS estudos tecnicos já realizados e apresentados pelo ministério da infraestrutura.  As alegações e opinião dos pesquisadores, claro, foi rebatida pelos que pensam contrário, o que gerou mais um problema a ser resolvido, chegando o assunto a ser abordado em um dos jornais mais importantes do Brasil , FOLHA DE SÃO PAULO, com o teor de XENOFOBIA , possivelmente praticados por amazonense contra um pesquisados AMERICANO do INPA.

O ato referente a XENOFOBIA é completamente descartado por quem participou da AUDIÊNCIA PUBLICA, inclusive sendo apontado no sentido contrário, com o PESQUISADOR AMERICANO sendo o agente de tal atitude para com os amazonenses, tendo o mesmo pesquisador desconsiderado o conhecimento de quem vivem na BR-319.

—————–
Em cima dos fatos, resumidos acima, o presidente da Associação de Amigos da BR-319,  André Marsilio, que acompanha praticamente todas as ações relativas a esse assunto, gravou um vídeo no qual aborda as dificuldades enfrentadas e a falta de cuidado de órgãos como o INPA , que se posicionam radicalmente CONTRA a PAVIMENTAÇÃO/RECONSTRUÇÃO DA BR-319.   Andre Marsilio afirma a continuidade das AUDIÊNCIA PUBLICAS e  QUESTIONA PONTOS, para ele FUNDAMENTAIS na elucidação de alguns problemas.

———–

veja o video aqui

.

saiba mais sobre a BR-319, clicando no link abaixo.

BR-319. QUANDO NASCEU, O PORQUÊ E QUAL O OBJETIVO QUANDO FOI INICIADA EM 1968 E INAUGURADA EM 1976

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img