Por Nailson Castro
Se nosso estimado Evandro Carreira ainda estivesse nesse plano, se referiria a Jair Messias Bolsonaro com um alto, sonoro e bem pronunciado : “VELHAAAACOOO !”
Era assim que ele se manifestava em relação a aproveitadores, mentirosos, bajuladores e demais pessoas designadas pejorativamente.
Bolsonaro, como se diz na caserna, é “macaco velho”. Não é a toa que conspirou dentro do Exercito, ofendeu diversas pessoas no congresso, agrediu outras pessoas fora do congresso e nada lhe ocorreu ! Ele gosta desse jogo arriscado que o levou ao cargo de presidente.
Nessa jogada, Bolsonaro deu um tiro certeiro no Polo Incentivado de Manaus, com a publicação de mais um decreto, na noite desta quinta-feira, quebrando a própria promessa e mantendo o nivelamento do IPI (Imposto sobre produtos industrializados), colocando assim o Amazonas em mesmo “pé de igualdade”, na verdadeira guerra fiscal em busca das industrias que garantem empregos e arrecadações paras as unidades federativas.
Não é ignorância, nem falta de percepção econômica (quanto a nossa região). É uma estratégia para conseguir virar o jogo em cima de Lula.
Entendam : Já são três anos, três meses, quinze dias de um governo que Fez de tudo, menos GOVERNAR O BRASIL.
Perseguiu, acusou, desautorizou o que funcionava, empoderou o que não deveria, Vendeu a Infraero, tá vendendo a Petrobrás, acabou com a LAVA JATO, ofendeu os Chineses, bajulou EUA, brigou com a França, Bajula a Rússia… Negou a compra da vacina, desrespeitou os profissionais da saúde(ministros, médicos, infectologistas…), debochou dos que morreram etc., etc., etc.,… Nunca se viu nesse Governo um pronunciamento no qual houvesse a conjugação em 1ª pessoa do verbo ERRAR. A culpa sempre foi, é e será dos outros.
Aqueles que um dia foram PODEROSOS ALIADOS, ao discordarem, foram demonizados e passaram a ser considerados e tratados como inimigos do Brasil. Mourão, Moro, Bebiano, Bivar, Hasselmann, General Santos Cruz e por aí vai… é uma legião de ex -amigos…
Bem.. Poderíamos dedicar mais um texto gigantesco para tratarmos os erros do atual governo, mas intenção não é essa.
Com tudo na mão , mas fazendo tudo errado, Bolsonaro passou de esperança a revolta e em seguida revolta-arrependimento.
Todos nós Brasileiros conhecemos algum flamenguista. Todos nós brasileiros conhecemos algum Mangueirense. Todos nós brasileiros conhecemos algum eleitor arrependidíssimo por ter votado em Bolsonaro. Simples assim.
E apesar das muitas manifestações publicas, os seguidores de Bolsonaro, agressivos (e muitas vezes levianos como nunca se viu no país), conseguiam iludir o próprio ídolo de que as coisas estavam BEM.
Mas, ao começar a temporada de pesquisas, a realidade veio a tona. BOLSONARO sendo rejeitado em todas as regiões do Brasil, obrigou o seu grupo a uma tática ousada, ao estilo ENXADRISTA, quando se entrega um peão para tomar uma torre, cavalo ou bispo.
Nesse caso o PEÃO é o AMAZONAS, com APROXIMADAMENTE 2,5 MILÕES DE ELEITORES.
Bolsonaro ataca e perde o Amazonas, mas captura, no tabuleiro eleitoral, ESTADOS COMO SÃO PAULO, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO, PARANÁ, SANTA CATARIA, RIO GRANDE DO SUL entre outros, todos declaradamente insatisfeitos com a existência do Polo Incentivado de Manaus, conhecido como Zona Franca. Citamos cinco estados. Somente em SP são mais de 30 milhões de eleitores. Minas Gerais e Rio de Janeiro, quantidade semelhante. Bolsonaro troca então o NORTE DO BRASIL pelo SUL E SUDESTE.
Na opinião do grupo Bolsonaro, o Amazonas é pequenino e pode ser trocado por outros com o dobro, o triplo, o quadruplo o quíntuplo de eleitores.
Bolsonaro ataca o Amazonas sabendo que será vencido no STF. O Assunto é Constitucional !
Mas essa derrota, já prevista, dará ao PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA REPUBLICANA DO BRASIL, a possibilidade de dizer mais uma vez : A CULPA É DO STF, ato contínuo, EU TENTEI !
Capitalizando-se eleitoralmente no Sul Sudeste do Brasil, mesmo com tantas asneiras feitas à frente do maior país da América do Sul, Bolsonaro espera renovar seu contrato por mais quatro anos.
Esquece-se o presidente que o Povo tem uma diversas ferramentas eficazes para não deixarem que nenhuma das atrocidades bolsonaristas caiam no esquecimento: A INTERNET, a TELEVISÃO e seus ALBUNS de FAMÍLIA !
Bolsonaro não precisava fazer nada disso. Bastaria entender que GOVERNAR um PAÍS não é missão para AMADORES. Se conseguisse entender, nem candidato teria sido !