O Ajuricaba contruiu a matéria da Bellamazon em junho de 2022. Sêo Franciscoo é um personagem e tanto de empreendedorismo na Amazônia. Oferecemos a idéia a diversos repórteres e produtores.
Um ano depois, virou GLOBO REPóRTER.
Vale a pena o Registro !
Quem não assistiu ao Globo Repórter do dia 11 de agosto de 2023, deixamos o link
https://globoplay.globo.com/v/11857841/
————
A grande demanda por produtos da Amazônia despertou ha alguns anos, o interesse de muitos investidores no fomento dessas culturas no estado, interessados primeiramente em lucros, mas em alguns casos, tambem com a preocupação ambiental associada ao negócio. A produção de açaí cultivado no Amazonas já é uma realidade consolidada. É um braço importante do desenvolvimento do setor primário como mecanismo incentivador à produção agropecuária, com novas de tecnologias que agregam valor à cadeia produtiva do açaí, de norte a sul, leste a oeste do Amazonas.
A geração de renda garante a melhoria de qualidade de vida da população rural e fortalece os esforços para o desenvolvimento sustentável, com a preservação dos recursos naturais. Nesse contexto, O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, IDAM, presente em todos os municípios do estado, é um importante parceiro de todos aqueles que investiram, investem e pretendem investir.
O IDAM é quem trás à realidade dos produtores, todas as novas tecnologias e resultados de pesquisas feitos por Embrapa, Inpa entre outras instituições voltadas para a ciência. Coloca em prática as técnicas já estudadas e testadas, em busca dos melhores resultados, potencializando o cultivo do açaizeiro no Amazonas. Além disso, mantem refinado relacionamento de parceria com entidades financiadoras como AFEAM, BANCO do BRASIL e BASA por exemplo. O crédito rural permite investimentos na cadeia produtiva, cultivo, beneficiamento e comercialização.
Bellamazon – De Codajás para o mundo.
A Bellamazon, empresa instalada no município de Codajás(363 quilômetros de Manaus), com produção anual acima de duas mil toneladas, é uma das maiores indústrias de polpa de açaí do Amazonas, com importante contribuição com o estado, seja pelo lado social, devido aos muitos empregos que gera, , seja pelas finanças, graças ao volume te de vendas, garantindo considerável arrecadação, mas também pela postura socioambiental da empresa, que desenvolve paralelamente a seus produtos, maneiras de contribuir efetivamente com o Meio ambiente.
Acompanhando a evolução no que se refere às formas de produção, a Bellamazon investiu na mecanização quase que completa da produção, excetuando a colheita, que continua sendo manual.
É uma preocupação da empresa o descarte ou reaproveitamento correto dos resíduos derivados da produção. É que depois de todo o processo produtivo, sobram o bagaço da polpa e os caroços, do açaí, milhões deles.
É tanto caroço proveniente da produção da polpa, que de longe, qualquer pessoa pode confundir o material carregado pelos tratores, com seixo.
Até hoje, a maioria das empresas do segmento, descartam os caroços processados do açaí na natureza. Como são degradáveis, podem ser distribuídos em grande porções na própria floresta, para a compostagem e reaproveitamento de seus nutrientes entre outros fins. Mas com olhar minucioso sobre as necessidades e oportunidades, a Bellamazon de maneira inovadora, dá importante contribuição , dessa vez com o meio Ambiente. Durante a safra , toneladas e toneladas de caroços são encaminhadas para as fábricas de tijolos, para alimentarem os fornos, poupando assim a lenha que seria utilizada.
“É uma iniciativa que nasce com a nossa preocupação com o meio ambiente. Nosso negócio depende da floresta, então dessa forma, poupamos um pouco as árvores e damos o exemplo para muitas outras indústrias”, explica Francisco.
O próximo passo é o reaproveitamento do bagaço para produção de ração, que já está com pesquisas adiantadas, para em breve ser colocado em prática.
Nossa maior contribuição é dar o exemplo. Trabalhamos na Amazônia, fazemos riquezas na Amazônia então precisamos preservar a Amazônia” afirma Francisco, Fundador e proprietário da Bellamazon.
A qualidade dos produtos, já atestada, leva a BELLAMAZON, para além dos limites do Amazonas e muito mais além das fronteiras brasileiras.
“Nossa maior preocupação em todo o processo de produção é com a qualidade, desde a colheita, passando pela seleção, lavagem, até a entrega do produto aos nossos clientes. Cada uma das etapas da produção, faz parte de um todo, que é focado em dar o melhor que pudermos. Esse é o nosso açaí”, finaliza o empresário.
A viagem dos caroços leva dias no transporte por balsas. Mas para a natureza, é uma economia de vidas e de anos, já que centenas de arvores deixam de ser derrubadas e transformadas em lenha.