
Localizada a 331 quilômetros de Manaus, A cidade de Barreirinha, na região geográfica IMEDIATA de Parintins, já próxima ao estado do Pará, é mais uma entre tantos municípios amazonenses que carecem de industrialização e alternativas econômicas de grande porte. O Município, com aproximadamente 33 mil habitantes tem nos serviços (66%) a sua maior vocação econômica. As informações são do IBGE, que apontam também para 25% da receita de Barreirinha, ligada ao 1º Setor (agricultura, pecuária, pesca, avicultura) e 9% à indústria (beneficiamento de arroz e brinquedos de madeira).

Além da sede do munícipio, Barreirinha tem outras quatro grandes concentrações demográficas, nas comunidades Ariaú, Cametá, Freguesia do Andirá e Pedras. E como não poderia deixa de ser, é a arte de Barreirinha que abre portas para o mundo conhecê-la.
Arte Barreirinhense
É apostando no artesanato que o prefeito Glênio Seixas decidiu investir em um entreposto cultural de Barreirinha em Manaus, um espaço para exposição e comercialização do que é produzido pelos artesãos e artistas de Barreirinha. “Os artesãos e artistas de nosso município realizam um grande trabalho e nesse espaço eles vão fazer a divulgação e comercialização de seus produtos, gerando renda e fazendo o fortalecimento da arte de Barreirinha, por isso convido os conterrâneos a visitar esse importante empreendimento”, enfatizou.

Glênio Seixas que está em segundo mandato como prefeito, já fez um trabalho de reestruturação do município e agora dá um passo importante para o desenvolvimento de Barreirinha, oportunizando aos artistas e artesãos a oportunidade de divulgar e comercializar seus trabalhos e o nome do município no maior mercado consumidor do estado, Manaus. “Temos muita coisa pra mostrar. Barreirinha tem muitas coisas a serem vistas e com essa loja teremos uma vitrine para mostrar nosso trabalho e nossa cultura. Estamos mudando Barreirinha para melhor e isso inclui criar oportunidades para todos”, explicou.

Além do prefeito de Barreirinha, prestigiaram a inauguração a secretária executiva, Neila Azrak e a equipe da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), da primeira dama Walcilene Reis e demais assessores, do secretário municipal de cultura, Eronildo Cabral e dos artesãos José Pinto, Gustavo Ramos e Luziene Andrade.
A loja da Associação Cultural dos Artesãos e Artistas de Barreirinha (Acaab) fica localizada na Avenida Djalma Batista, Galeria G+ , próximo ao Amazonas Shopping, na Zona Centro Sul de Manaus.