A Federação Amazonense de Futebol (FAF) se reuniu na manhã da sexta-feira (4/4) com os clubes que disputarão o Campeonato Amazonense de Futebol Profissional Série B de 2025. O encontro ocorreu no auditório Antônio Prudente Costa, na sede da entidade, em Manaus, e contou com a presença de representantes de oito dos dez clubes participantes, além da diretoria de competições da FAF.
Durante a reunião, foram aprovados pontos importantes para a organização da competição, como a fórmula de disputa, o planejamento de custos e o calendário oficial. Também foi confirmada a realização de um jantar de abertura com as equipes, e ficou definido que a competição será Sub-23, sendo permitida a utilização de até cinco jogadores acima dessa idade por partida.
A data-base para o início do campeonato está prevista para o período entre 19 e 25 de maio, com término após sete datas: cinco da fase classificatória, uma semifinal e uma final.
Formato de disputa e chaves
A Série B do Amazonense será disputada em turno único, com os clubes divididos em duas chaves de cinco equipes. Os postulantes ao acesso jogarão entre si dentro da própria chave. Em cada rodada, um clube de cada grupo folgará. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais.
O CDC e o Sul América foram definidos como cabeças de chave, com base nas melhores campanhas na Série B de 2024. Penarol e Itacoatiara, previamente confirmados, também foram alocados um em cada chave. As demais equipes foram sorteadas para completar os grupos.
•Chave A: •Chave B:
CDC Sul América Esporte Clube
Penarol Atlético Clube Fast Clube
Unidos do Alvorada Itacoatiara Futebol Clube
RB do Norte Atlético Cliper Clube
Esporte Clube Tarumã Operário Esporte Clube
A final será disputada em jogo único, o mando de campo será de responsabilidade da FAF.
82cgjh