O parlamentar destacou que o Comando-Geral da PM não dá pronta-resposta para esses crimes, que, em quatro dias, já foram praticados em três unidades de saúde
Em menos de uma semana, dois postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma policlínica foram alvos de assaltos, sendo que, em duas delas, funcionários e pacientes sofreram violência psicológica e física, além de terem seus pertences roubados. O deputado Dermilson Chagas (sem partido) disse que esses ataques sucessivos aconteceram pela falta de estrutura das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), que estão com falta de efetivo e de viaturas. Além disso, um helicóptero, que pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi incendiado dentro do hangar da própria Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), nesta madrugada (24/01), sem que nenhuma unidade policial agisse.
“Eu já fiz diversos pronunciamentos na tribuna da Assembleia e já denunciei diversas vezes à imprensa a falta de preparo da gestão Wilson Lima no que se refere à realizar um trabalho de excelência na área da Segurança Pública, que está defasada de efetivo, e eu fui um dos parlamentares que lutou para que houvesse concurso para renovar o quadro da corporação. Além disso, eu tenho recebido, quase todos os dias, mensagens de militares denunciando a desestruturação sistemática das Cicoms, e a grande prova são esses assaltos sucessivos, sem que nada tenha sido feito para impedir esses absurdos”, enfatizou Dermilson Chagas.
O primeiro assalto ocorreu na última sexta-feira (21/01), na UBS Silas Santos, localizada na rua Dezesseis, nº 1, no bairro São José Operário, na zona leste de Manaus. A 9ª Cicom, que está instalada na rua Miguel Faraday, no bairro São José Operário, é a unidade responsável pelos atendimentos de ocorrências daquela área. As demais unidades assaltadas foram a UBS L-16, localizada no bairro Ouro Verde, e a policlínica Doutor Comte Telles, no São José Operário 2, ambas na zona Leste da cidade. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (24/01) em ambas unidades. A responsabilidade pelo patrulhamento e atendimento de ocorrências no Ouro Verde é da 11ª Cicom, que está localizada na rua Santo Antônio, 689, bairro Coroado, zona leste. Já a área da policlínica Doutor Comte Telles também é de responsabilidade da 9ª Cicom.
O deputado Dermilson Chagas destacou que, desde o ano passado, vem denunciando a falta de planejamento, de organização e, sobretudo, de investimento na área da Segurança Pública. No último sábado (22/01), o parlamentar foi alvo de fake news incentivada pelo próprio comandante-geral da PM, Marcus Vinicius Oliveira de Almeida, que, incomodado pelas denúncias de sucateamento da estrutura das Cicoms, utilizou sites patrocinados pelo Governo do Amazonas para dizer que o deputado Dermilson Chagas havia postado em suas redes sociais um vídeo antigo para dizer que a violência estava dominando a capital. Entretanto, a própria Prefeitura de Manaus emitiu nota informando que o assalto de fato havia ocorrido na última sexta-feira (21/01).
Sucateamento
Embora o comandante-geral da PM negue que as Cicoms estejam sendo esvaziadas e estejam prestes a acabar, o deputado Dermilson Chagas afirma que a própria população já percebeu que essa estrutura da PM já não está operando, pois não há viaturas e nem efetivo da PM nas ruas, fazendo o serviço que, de praxe, é da Cicom, ou seja, o monitoramento ostensivo e as rondas diárias.
Segundo as denúncias dos militares, o comandante-geral da PM, Vinicius Almeida, está retirando todo o efetivo das Cicoms e enviando para os Comandos de Policiamento de Área (CPAs). Atualmente, nas Cicoms, a estrutura de efetivo ficou reduzida a três homens: um comandante e dois PMs. Os policiais militares também denunciaram outro fato que está ocorrendo em relação ao sucateamento das Cicoms. Em alguns casos, como o da 14ª Cicom, todo o efetivo foi retirado de lá e encaminhado para a 30ª Cicom.
Incêndio no hangar da SSP-AM
A inoperância da Segurança Pública do Governo do Amazonas é tamanha que a atual gestão não consegue proteger nem mesmo o hangar da própria SSP-AM, onde, nesta madrugada (24/01), homens invadiram o local e incendiaram parcialmente um helicóptero pertencente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foram destruídas a cabine e hélices. A aeronave era utilizada em ações que o órgão desenvolvia contra atividades de garimpo ilegais.
“Esse estado de violência é resultado da falta de investimento desta gestão do Governo do Amazonas, que, mesmo com excesso de arrecadação, não consegue aparelhar uma área tão sensível e importante quanto a Segurança Pública. Em 2021, o Estado arrecadou mais de R$ 25 bilhões e está com um saldo de mais de R$ 6 bilhões. Então, dinheiro não falta. Para onde está indo todo esse dinheiro? Enquanto isso, a população fica à mercê de um comandante-geral que age na base do ‘achismo’ e de um governador que não investe dinheiro onde tem de investir”, criticou Dermilson Chagas. Ele lembrou ainda que várias mortes, inclusive de militares, aconteceram nos últimos dias e que continuam sem solução.
FOTOS E IMAGENS: AGUILAR ABECASSIS
EDIÇÃO DE ÁUDIOS: GUILHERME GIL
EDIÇÃO DE IMAGENS: LEONARDO MANCINI
REDES SOCIAIS: KELRIANE COSTA E MARSELLE SILVA
PESQUISA, TEXTO E PRODUÇÃO: ANA LÍLIAM ROSOS
DESIGN, FOTOS E PRODUÇÃO: MAYARA PESSOA
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DO DEPUTADO DERMILSON CHAGAS: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA