OS NERVOS ESTÃO À FLOR DA PELE!
Respire fundo, conte até dez e lembre das pessoas que precisam de você, que dependem de você, que te amam e que você ama, por isso, respire fundo, conte a dez e pense em tudo o que você tem a perder, no futuro que você pode ter e em como a vida é boa, pois apesar de todas as adversidades que possam existir, sempre haverá algo pelo qual, vale a pena viver. Não deixe tudo acabar em um segundo, o mundo está muito acelerado, muitas vezes, parece um trem desgovernado, mas ele é o único que nós temos e devemos, nos manter com a mente sã e buscar sabedoria para encontrar o equilíbrio, ter fé, cultivar o amor e colecionar momentos de alegria, para que eles possam nos resgatar, quando nos encontrarmos perdidos, no meio dessa grande confusão.
Por: Wanderley Freitas
Os problemas que minam a nossa sanidade, não são novos, são muito antigos e nos acompanham desde os primórdios da humanidade. A desigualdade social, o preconceito, a intolerância e a violência, nos acompanham há muito tempo. Sempre foi um desafio enjaular e conter nossos instintos mais primitivos, visto que, em pelo menos seis mil anos de história, observando o cenário mundial atual, podemos dizer que, mesmo com todos os notáveis avanços nas mais diversas áreas, infelizmente, falhamos como sociedade.
Falhamos porque a violência está vencendo, sempre há uma guerra acontecendo, dependendo do lugar, acham que é só uma crise, que logo vai passar, como se as vidas ceifadas por lá, não importassem. Mas dependendo do lugar, há uma mobilização mundial, no entanto, a grande maioria não acredita, que o que está muito ruim, pode piorar.
Falhamos porque uma grande parcela da humanidade, ainda morre de fome, não tem água potável, não tem um atendimento básico de saúde e um local decente para habitar.
Falhamos porque houve um avanço tecnológico em todas as áreas possíveis, mas a educação, a saúde e a segurança, em muitos lugares, não existe ou deixa a desejar.
Falhamos porque uma grande parcela da humanidade, não liga, não se importa, vive dentro da “matrix”, acreditando que tudo o que acontece é programado, é o destino e cada um, tem o que merece. E a solidariedade, a ética e a moral, só são exercidas, quando exigidas pela vaidade, pelo remorso ou pelo desprezo.
Falhamos porque uma grande parcela da humanidade, se cala e se acomoda, esquecendo que todo o mal que existe, pode bater na sua porta, ninguém é imune a dor, ninguém está livre de sofrer as consequências, do medo, dos próprios erros e da falta de empatia e amor.
Ainda bem, que a maior parcela da humanidade, pratica o bem, está repleta de heróis anônimos, de pessoas que inspiram outras pessoas, a se tornarem melhores a cada dia e a multiplicarem o amor. Pessoas que cuidam das outras, que alimentam, que protegem, que se doam em trabalhos voluntários e que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas.
Por isso…
Respire fundo, conte até dez e lembre das pessoas que precisam de você, você precisa delas também, pois são importantes e dão sentido à sua vida.
O mundo está com os nervos à flor da pele, uma multidão cega por seus problemas, desesperada e com o pavio curto, anda pelas ruas com uma dinamite no lugar do coração, com nitroglicerina nos olhos e semtex nas mãos, apenas esperando a oportunidade de encontrar alívio, detonando o que sobrou da razão.
Às vezes, você está assim, com os nervos à flor da pele, sai de casa sem desejar um bom dia, sem beijar o seu amor, sem abençoar o seu filho. Você grita no trânsito, destrata uma pessoa boa, ataca alguém indefeso, acha que o mundo está contra você e esquece por um segundo, tudo de bom que existe em sua vida e é nesse exato segundo, que tudo pode desabar.
Respire fundo, conte até dez, é tempo suficiente para você não olhar para trás e seguir em frente.
A maior parcela da humanidade precisa de você, do seu valor, do seu propósito, do seu amor e da sua poesia. Nunca devemos perder a capacidade de sorrir, de se emocionar e de buscar, sempre o melhor, com harmonia, com respeito, com sabedoria e o valor à vida, sempre em primeiro lugar. A paz não é utopia, com a consciência tranquila, a paz de espírito nos ilumina, nosso brilho transcende, nossa alegria contagia e nossa energia está pronta, para aceitar a felicidade de cada dia, superando as adversidades, mudando o que eu posso mudar e aceitar, tudo aquilo que está além do meu controle.
Respire fundo e conte quantas bênçãos você teve hoje. Quantos milagres se realizaram, sem que você percebesse? Tudo bem que o perigo está sempre à espreita, em todos os lugares, nas grandes e pequenas cidades, no nosso bairro, na nossa rua, na ida para a escola, na volta do trabalho, por isso, toda vez que chegar bem em casa, agradeça.
O mundo é o mesmo mundo de antes, um pouco mais quente, um pouco mais frio, e no entanto, continua sendo a nossa única morada. Um mundo com muitos lugares, é verdade, onde há conflitos, que parecem que nunca irão se resolver, porém, com uma imensidão ainda maior, de lugares bonitos, oásis tranquilos, refúgios de serenidade, pequenos paraísos com pessoas incríveis, e um deles, deve ser sempre o nosso lar, o nosso santuário, onde o amor deve ser tão forte, que consiga transformar tudo ao seu redor, em um ambiente de proliferação dos melhores sentimentos que possam existir, que possam nos definir, que possam, gradativamente, filtrar o que não nos serve, para que possamos evoluir de verdade e deixar, em vez dos nervos, o amor à flor da pele.
Acredite sempre, os bons são a maioria. Se orgulhe das suas boas ações, o bem não precisa de plateia, no entanto, bons exemplos são necessários para que sirvam de exemplos a serem seguidos, para que toquem o coração, para que possam se espalhar pelo ar, para que sejam o antídoto de todos os males, que podemos ver da nossa janela e contaminam tantas pessoas mundo afora.
Os nervos estão à flor da pele, mas nada é mais forte que o amor que te move, Deus. O amor próprio, seus sonhos. O amor que te completa, o amor que está sempre ao seu lado. O amor que te faz se superar, seus filhos, sua família. E o amor que não te deixa desistir, que é a certeza, de que temos um propósito vital, por isso, todos são muito importantes nessa jornada fantástica, que é a vida.
Respire fundo, conte a dez e comece a mudar o seu mundo.
Wanderley Freitas é Bacharel em Turismo, corretor de imóveis, compositor da Escola de Samba Reino Unido da liberdade, poeta e escritor, membro da ALCAMA – Academia de Letras e Culturas da Amazônia.