ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Israel e o grupo terrorista Hamas retomaram as negociações por um novo acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza neste sábado (17) em Doha, no Catar. A retomada acontece após nova ofensiva israelense, que resultou em mais de 300 palestinos mortos desde quinta-feira (15), segundo um boletim das autoridades de saúde de Gaza.
Ainda segundo o boletim, há centenas de feridos em hospitais da região e um número desconhecido de pessoas sob os escombros. A nova leva de bombardeios foi a mais letal desde que o primeiro cessar-fogo acabou, em março.
O Exército de Israel afirma que os ataques têm como finalidade “cumprir todos os objetivos da guerra, incluindo a libertação dos sequestrados e a derrota do Hamas”.

Retomada acontece após nova ofensiva israelense, que resultou em mais de 300 palestinos mortos desde quinta-feira (15).(Foto: Reuters/Mahmoud Issa)
Retomada das negociações
Taher Al-Nono, assessor de imprensa do comando do Hamas, disse à agência de notícias Reuters que a nova rodada de negociações com a delegação israelense discute interesses “sem pré-condições”.
“A delegação do Hamas estabeleceu a posição do grupo e a necessidade de acabar com a guerra, trocar prisioneiros, a retirada israelense de Gaza e permitir que a ajuda humanitária para o povo de Gaza volte à faixa”, afirmou.
O Ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, também confirmou em nota a retomada de negociações sobre um acordo para libertação dos reféns israelenses mantidos pelo Hamas.
Também segundo Katz, a operação em Gaza lançada neste sábado será conduzida com “grande força”.
Israel suspendeu chegada de ajuda a Gaza
O governo israelense suspendeu a entrega de todos os suprimentos para Gaza no início de março, o que levou a uma crescente preocupação internacional com a situação dos 2,3 milhões de habitantes do enclave.
Fonte: ICL Notícias