Após bloqueio de países ao frango brasileiro, ave pode ficar mais barata no Brasil; entenda

0
5


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Diversos países importadores de carne de frango brasileira suspenderam temporariamente suas compras por conta do anúncio do 1° caso de gripe aviária em granja comercial feito pelo Ministério da Agricultura, nesta sexta-feira (16). Segundo especialistas, porém, é possível que haja um aumento da oferta no país, o que, por sua vez, deve baixar os preços.

O Ministério da Agricultura alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. As suspensões das exportações acontecem para evitar o risco raro de contaminação de carcaças com aves vivas nos países de destino.

A expectativa do governo é de que os bloqueios acabem dentro de um ou dois meses. “A gente não deve comemorar crise, mas o fato real é que teremos uma oferta com excesso no Brasil, possivelmente, por um pequeno período”, declarou o ministro da Agricultura, Carlos Favaro. “[Isso] pode pressionar o preço um pouco para baixo”, completou.

O frango e os ovos passaram por altas seguidas dos preços desde o início do ano. No atacado, o valor do ovo registrou uma elevação de mais de 40% em fevereiro.O Brasil é o maior exportador do produto. A China, seu maior cliente, suspendeu as compras por 60 dias. A União Europeia e a Argentina também pausaram o consumo.

O primeiro caso de gripe aviária em granja no Brasil aconteceu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O estado é o terceiro maior produtor e exportador de carne de frango brasileira.

Preço do frango

Com o caso confirmado de gripe aviária em granja comercial, existe a chance de o preço do frango cair. Para isso, será preciso que as limitações das exportações sejam mantidas, entretanto, sem que o vírus se espalhe pelos criadouros brasileiros. A análise foi feita por André Braz, coordenador de Índices de Preços na Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao site “G1”. O preço dos ovos também pode ser impactado.

frango

Expectativa do governo é de que os bloqueios acabem dentro de um ou dois meses.

A suspensão das compras por parte da China e da União Europeia podem ter um impacto de média intensidade também nos mercados de carnes suínas e bovinas e alguns grãos, como o milho, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA Esalq/USP).

Apesar da suspensão, especialistas acreditam que não existe substituto para o Brasil no mercado exterior. Por isso, os bloqueios não devem perdurar por muito tempo. il. Em 2024, as granjas brasileiras exportaram para 151 países, mais de 5 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui