sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBRASILAmazonas vai sediar evento mundial com debates sobre mudanças climáticas e proteção...

Amazonas vai sediar evento mundial com debates sobre mudanças climáticas e proteção de florestas tropicais

A cúpula de governadores que atua para proteger as florestas e reduzir as emissões dos gases de efeito estufa em 10 países estará, nos dias 17 e 18 de março, na capital da Amazônia, em Manaus, realizando a 12º Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento será realizado em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/AM), e vai promover debates sobre mudanças climáticas e proteção de florestas tropicais.

Ao todo, são esperadas mais de 300 autoridades e lideranças de diversas partes do mundo para debater Conhecimento, Tecnologia e Inovação; Governo e Políticas Públicas; Pessoas e Comunidades; e Finanças e Investimento.

Nos dias 17 e 18, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, haverá debates e uma feira com produtos da bioeconomia amazônica. Para participar dessas atividades, é necessário enviar um e-mail solicitando o convite para secretariat@gcftaskforce.org.

A solicitação do convite segue os protocolos de prevenção contra Covid-19, como redução da capacidade de público, uso obrigatório de máscara, exigência da carteira de vacinação com o esquema vacinal completo, disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns, medidas de distanciamento social, entre outras.

Programação

A cerimônia de abertura será realizada no dia 17 de março, das 9h às 12h, com a participação do governador do Amazonas e presidente da Força-Tarefa do GCF, Wilson Lima; do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd; do chefe de Projetos da Força-Tarefa GCF, William Boyd; da diretora de Projetos da Força-Tarefa GCF, Colleen Scanlan Lyons; da representante do Comitê Global e Regional do IPLC, Francisca Arara; e da delegada da Força-Tarefa GCF no Tocantins, Marli Santos.

O primeiro painel do evento acontecerá, das 13h30 às 15h, com a temática Pessoas e Comunidades – IPLC Regional para Global + Parcerias Governamentais. O segundo debate do dia 17, das 15h30 às 17h, terá como tema central “Conhecimento, Tecnologia e Inovação – Tecnologias e Pesquisas Inovadoras para Conservação e Desenvolvimento”.

Segundo dia

No segundo e último dia do evento, na sexta-feira, dia 18 de março, os debates serão das 9h às 10h30, com a temática sobre “Finanças e Investimento – Novas oportunidades financeiras para apoiar as jurisdições de Floresta Tropical (mercados de carbono + investimento privado). Já o último painel, que acontece das 11h às 12h30, será sobre “Governo e Políticas Públicas – Implementação de Governança Inovadora e Política em todo o GCF.

Das 12h30 às 13h, serão realizadas as “Observações Finais e entrega de Prêmios – GCFTF Herói Todo Dia”. Nesta ação também será apresentado o novo presidente da Força-Tarefa 2023, da GCF.

No período da tarde, acontecem ainda “Eventos Paralelos” com salas de debates. Das 14h às 15h, os assuntos serão: “Diálogos de Liderança em Nível de Comunidades Indígenas e Locais: dos Mercados de Carbono às Estratégias Jurisdicionais ao Desenvolvimento da Bioeconomia Baseada na Floresta” e “Coalizão de Governadores Andino-Amazônicos com a TNC, NCI-Equador, EII, MDA, Natura Bolívia”. Entre 15h e 16h, será o momento de debater sobre “Sistemas Subnacionais de Acesso ao Mercado Voluntário de Carbono PARTE I: Alinhamento sobre Oportunidades e Iniciativas” e “Oportunidades para uma Bioeconomia Amazônica e o Papel da Governança e Social Ambiental (ESG) com Empresas”.

As últimas salas de debates serão realizadas das 16h às 17h e terão como tema “Sistemas Subnacionais de Acesso ao Mercado Voluntário de Carbono PARTE II: Mercados Voluntários de Carbono de REDD+ no Brasil e no México” e a continuação do assunto “Oportunidades para uma Bioeconomia Amazônica e o Papel da Governança e Social Ambiental (ESG) com Empresas”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img