sábado, janeiro 18, 2025
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAAmazonas Filarmônica apresenta obra de Franz Schubert no Teatro Amazonas

Amazonas Filarmônica apresenta obra de Franz Schubert no Teatro Amazonas

Concerto também terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Nesta quinta-feira (10/09), a Amazonas Filarmônica apresentará o concerto “Octeto de Franz Schubert”, no Teatro Amazonas, às 20h. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é gratuito, e as vagas para a plateia já foram preenchidas por meio de agendamento, que é realizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou no site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

 

Para quem quiser acompanhar de casa, o concerto também terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

 

A obra “Octeto em fá maior”, do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828), será levada ao palco pelos músicos Alexandra Tcherkezova (violino I), Onel Rodriguez (violino II), Gabriel Lima (viola), Griblas Lizama (violoncelo), Octavio Arese (contrabaixo), Michael Arigachis (fagote), Assen Anguelov (trompa) e Glória Subieta (clarinete).

A Filarmônica continua com a proposta de uma formação de câmara para evitar muitos músicos no palco, seguindo as recomendações de prevenção contra a Covid-19. Segundo a violinista Alexandra Tcherkezova, a obra é inédita no repertório da orquestra.

 

“É uma obra para cordas e sopros, que é muito lírica e romântica, porém bem complexa. Tem seis movimentos e exige um trabalho árduo de nossos músicos. Este é mais um concerto em que não há maestro, então precisamos ensaiar e conversar bastante para alcançarmos um nível de excelência para o nosso público”, ressalta.

Em setembro, o patrimônio histórico reabre para eventos com acesso ao público, com 50% da capacidade, seguindo a orientação de decreto publicado pelo Governo do Amazonas. Não é permitido o acesso de crianças de até 12 anos e de pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos acima de 60 anos e gestantes. O uso de máscara é obrigatório.

 

Funcionamento – O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.

Continuarão no mês de setembro, também, as visitas noturnas, nas quais o público pode conhecer o patrimônio e ainda acompanhar trechos de ensaios dos Corpos Artísticos. Nos dias 9 e 16 de setembro, os ensaios são da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com o início da visita às 18h30, e, no dia 22 de setembro, o ensaio é da Amazonas Band, com início da visita às 19h15.

 

O agendamento para as visitas já está disponível pelo link: bit.ly/agendaespacos.

 

Protocolos – O Teatro Amazonas continua adotando todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.

 

A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não é permitida a permanência no Hall do Teatro Amazonas.

FOTOS: Michael Dantas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Temporada de Cruzeiros: Grupo de 1 mil turistas desembarca em Manaus nesta quinta-feira

  O cruzeiro MS Insígnia chegou em Manaus, na manhã desta quinta-feira (16/01), trazendo 1.007 turistas sendo estadunidenses, ingleses, alemães e canadenses. O Governo do...

Estiagem: adaptação em sistema evitou desabastecimento de água em Manaus

Manaus viveu, em 2024, a estiagem mais severa dos últimos 120 anos. O Rio Negro chegou à cota de 12,11 metros, e garantir o...

*Chamada Elos da Amazônia 2024 impulsiona empreendedorismo indígena científico

_Objetivo é reconhecer e apoiar empreendedores indígenas que desenvolvam tecnologias disruptivas a partir da biodiversidade amazônica_ Um levantamento recente do Instituto Ethos revela que a...

“Gastos inesperados e falta de reserva de emergência são as maiores preocupações financeiras dos brasileiros para 2025”

  PERCENTUAL DE INADIMPLENTES · Brasil - 45,51% · Amazonas - 53,65% - é o quarto mais alto do país; só perde para Amapá, Distrito Federal e...

Como promover o bem-estar de colaboradores no país mais ansioso do mundo?

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, enfatizando a importância do equilíbrio emocional em todas as esferas da...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img