A eleição será realizada na próxima sexta-feira (22)
O engenheiro civil e empresário, Alisson Leão, lançará a candidatura para a presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) ao lado do engenheiro agrônomo Francisco Almeida, que disputa a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), dos engenheiros civis Cláudio Guenka e Denise Braga, que concorrem à Diretoria-geral e Diretoria Administrativa da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM, a Mútua-AM, respectivamente.
O evento ocorrerá no Fazendário Clube, localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 1550, bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus, nesta sexta-feira (22), a partir das 18h.
Alisson Leão concluiu o curso de Engenharia Civil pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em 2011. Após vasto conhecimento adquirido nos canteiros de obras, abriu sua construtora, em 2018.
O candidato tem uma forte ligação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amazonas (Crea-AM), onde atuou como fiscal, conselheiro, coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil, tesoureiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil. No Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), desempenhou a função de coordenador-adjunto Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil.
O engenheiro Alisson Leão também foi vice-presidente e é o atual presidente licenciado da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA). Foi coordenador da Federação Nacional das Entidades de Engenheiros Civis e 1º secretário da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Estado do Amazonas (ABENC-AM).
Ele disputa pela primeira vez o mais elevado cargo do Conselho no estado com o firme propósito de alcançar a eficiência solicitada pelos profissionais. “A minha candidatura é fruto da construção de um projeto para melhorar os serviços prestados pelo Crea-AM. Recebi uma série de demandas de profissionais tanto da capital quanto do interior do estado que não conseguem receber orientações, tampouco atendimento adequado quando necessitam. A emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT) virou uma verdadeira via-crúcis. Muitos colegas profissionais enfrentam demora de meses. Na minha gestão, isso será tratado de forma igualitária. Haverá uma lista, que será publicada no site da entidade, onde o profissional e a empresa poderão acompanhar o andamento dos seus processos. Vamos seguir os bons exemplos de outros Creas, que emitem uma CAT em 24 horas. Teremos um Crea para Todos”, declarou Alisson Leão.
Confea
O candidato ao Confea, Francisco Almeida, é engenheiro agrônomo, especialista em planejamento rural, empresário, com vasta experiência em gestão pública e privada.
Atuou como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento do estado de Goiás; presidente da Companhia Agrícola do Estado de Goiás (Caesgo); membro do Conselho de Administração da Emater-GO; membro do Conselho Consultivo da Secretaria de Estado da Agricultura de Goiás; presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO); presidente da Agência Municipal de Obras da Prefeitura de Goiânia; presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO); membro do Conselho de Administração da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (Metrobus).
“Atuaremos fortemente na valorização dos profissionais junto ao mercado de trabalho, na ampliação da empregabilidade e da capacitação profissional, no fortalecimento da interlocução com a sociedade e no incentivo a novas ideias e lideranças no Sistema e nas entidades de classe. É indispensável a aproximação do Sistema às Instituições de Ensino, o que ajudará no combate à baixa qualidade na formação acadêmica. Além disso, trabalharemos para que o Sistema deixe de ser visto como um empecilho para a atividade profissional, um “cobrador de taxas” que não traz retornos, e seja percebido como parceiro essencial dos profissionais”, declarou Francisco Almeida, candidato à presidência do Confea.
Mútua-AM
Os candidatos à Mútua-AM, Cláudio Guenka e Denise Braga, pretendem aumentar a capilaridade da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AM a partir do oferecimento de mais benefícios, captação de novos filiados e, paralelo a isso, o desenvolvimento de uma ampla campanha de renegociação de débitos para que os inadimplentes se regularizem e possam continuar usufruindo das vantagens.
“A Mútua irá crescer para investir nos profissionais, desde o recém-formado, que procura mostrar seu trabalho, ao colega experiente que planeja inovar para se manter no mercado. Nosso diálogo com os profissionais será permanente”, declarou Cláudio Guenka, candidato a diretor-geral da Mútua-AM.
No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM), Cláudio Guenka ocupou diversas funções. Iniciou como estagiário; foi funcionário na área de fiscalização e acompanhamento de licitações relacionadas à Engenharia, Arquitetura e Agronomia; coordenador-técnico, chegando ao mais alto cargo da instituição.
Como presidente do Crea-AM, consolidou a implantação do Sistema de Informações (SITAC), aprimorando os serviços digitais; instalou o autoatendimento; coordenou o Grupo de Trabalho (GT) de Ordem Econômica do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e saneou as finanças da entidade, deixando a instituição superavitária ao final de sua gestão.
A engenheira Denise Braga, disputa o cargo de diretora-administrativa da Mútua-AM. Por muitos anos, Denise trabalhou na empresa Ralc Construções, onde acompanhou e supervisionou dezenas de obras. Possui larga experiência em projetos industriais com mais de 300 mil m² em obras executadas. No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), atuou como conselheira.