segunda-feira, setembro 16, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBR-319AGU recorre para derrubar decisão que impede reconstrução e asfaltamento de trecho...

AGU recorre para derrubar decisão que impede reconstrução e asfaltamento de trecho da BR-319

A Advocacia Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Regional da 1ª Região, apresentou recurso contra a decisão judicial que suspendeu a Licença Prévia nº 672/2022, emitida pelo IBAMA ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e  multa de R$ 500 mil por descumprimento das condições estabelecidas.

A decisão combatida pelos procuradores regionais Lúcia Penna Franco Ferreira e Flávio Cavalcanti de Medeiros, decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo Laboratório do Observatório do Clima e busca suspender a decisão que, liminarmente, sustou a licença referente à reconstrução e asfaltamento do “trecho do meio” da BR-319 (do km 250,7 ao km 656,4).

No recurso, a AGU argumenta que a decisão da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, que suspendeu a licença para a reconstrução e asfaltamento do trecho do meio da rodovia viola a ordem pública e a separação dos Poderes, além de interferir indevidamente na formulação de políticas públicas.

A União alega que a manutenção da suspensão compromete o planejamento administrativo e orçamentário, causando grave lesão à economia, saúde e segurança públicas.

A AGU destaca que o pedido de suspensão é necessário sempre que a decisão impugnada representar risco à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, ou em casos de interesse público manifesto ou flagrante ilegitimidade da decisão.

O órgão alega que a manutenção da suspensão da licença pode comprometer a execução de políticas públicas e subverter a ordem jurídica, vulnerando a separação funcional dos Poderes da República.

Além disso, a União enfatiza que, no contexto atual, a decisão judicial pode gerar uma reviravolta no planejamento e execução da política pública de desenvolvimento socioeconômico da região. A manutenção da suspensão da licença poderá prolongar a recuperação asfáltica do trecho da BR-319, gerando prejuízos aos usuários da via e aumentando os custos para solucionar o problema.

O prosseguimento dos trabalhos de reconstrução da BR 319 é de suma importância para, num período de tempo programado, retirar o Amazonas do isolamento que enfrenta em razão de sua posição geográfica face as demais regiões do país, afora o fato de que seus canais de acesso pelos rios têm sido adversos nos últimos anos devido ao enfrentamento da estiagem.

Sem a rodovia, cerca de 2 milhões de pessoas ficam isoladas do restante do país, com espera prolongada de uma solução que hoje encontra ressonância na manutenção da licença que permite a retomada de obras para romper com o isolamento.

O pedido será examinado pelo Presidente do TRF1, isso porque compete ao presidente do tribunal, ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso, suspender, em despacho fundamentado, a execução da liminar nas ações movidas contra o Poder Público ou seus agentes, em caso de manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade,  para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas, como definido em lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Vídeo: Datena agride Pablo Marçal durante debate em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=nv3jXHWEUWg José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) durante um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi...

Zona Norte receberá 4 das 12 UPAs que Roberto Cidade fará em Manaus

  O candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), afirmou que a economia de recursos públicos municipais será fundamental para a implantação das...

Rede Feminina. 50 anos apoiando pacientes com câncer no AM !

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas celebra, este mês, 50 anos de atuação, levando acolhimento e amor a mulheres em situação...

Empresários devem ter cautela ao aderir programa de regularização tributária

  A Receita Federal prorrogou o prazo do “Programa Litígio Zero” para o dia 31 de outubro. Isso quer dizer que pessoas físicas e jurídicas...

OAB-AM debate a judicialização do tratamento com cannabis medicinal

Nos últimos anos, o tratamento medicinal com fitocanabinoides vem ganhando repercussão na mídia e frente ao Poder Judiciário. Nesta quinta-feira (29/08), a advogada e...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img