A atuação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) para o crescimento do setor primário foi reconhecida pelos produtores rurais da Associação Comunitária Agrícola São Francisco do Caramuri (ACASFC) como “Agência Parceira”, por meio da entrega de uma placa simbólica ao presidente Sérgio Litaiff Filho.
A associação fica localizada na divisa dos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Manaus, que desde 2014 é a principal fornecedora de abacaxi para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).
A homenagem acontece diante da comemoração dos 25 anos da associação que, junto à ADS, tem conseguido viabilizar de fomentos e incentivos ao produtor local agregando tecnologia, abertura de mercado, escoamento da produção, qualidade de vida e bem-estar ao homem do campo.
“Essa homenagem nos deixa extremamente honrados porque demonstra que estamos aqui fazendo nosso papel, a missão principal da ADS que é de fomentar a comercialização desses produtos regionais. É mais especial ainda por se tratar de uma associação que fornece abacaxi, que a gente costuma dizer que é o melhor abacaxi do mundo, para o Preme. Ficamos com a certeza de que estamos indo no caminho certo e de que as crianças das escolas estaduais estão comendo produtos de qualidade”, destacou o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho.
De acordo com o presidente da ACASFC, Daniel Leandro da Silva, nos últimos anos, a produção agrícola e outras culturas na Comunidade São Francisco do Caramuri (Zona Rural de Manaus) ganhou destaque por meio dos novos arranjos tecnológicos proporcionando à transição da agricultura tradicional para agricultura moderna. Ele destaca que a parceria com a ADS foi extremamente fundamental para a abertura de novos mercados o qual, como o Preme.
“Trazer o abacaxi para a mesa dos filhos, dos parentes, netos, enfim, de todos aqueles que residem nos grandes centros urbanos é um orgulho para nós. Isso tem um significado muito grande desde o momento que a gente prepara o solo, prepara o ambiente para o cultivo, até a chegada final na mesa dos consumidores. E isso é possível com a parceria do Sistema Sepror, especificamente a ADS, que fomenta e faz toda essa articulação para que o agricultor tenha acesso à venda da produção. Isso agrega valor, qualidade de vida, bem-estar e gera principalmente renda a essas famílias que garante seu sustento”, destacou Daniel, emocionado.